CÂMARA DA MULHER EMPRESÁRIA INICIA ATIVIDADES
Com casa lotada de empresárias e gestoras de negócios de diversos segmentos, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, empossou a empresária Joana Andrade como primeira coordenadora da Câmara da Mulher Empresária, na noite do dia 31 de maio, na Casa do Comércio. O evento contou com palestra da editora-chefe da GloboNews, Marita Bittencourt, que brindou o público com uma apresentação sobre o cenário político-econômico brasileiro e cases de empreendedorismo feminino.
Joana Andrade, que é diretora de Mercado da Petrobahia, explicou que a câmara será um fórum aberto à discussão de temas e proposição de ações que promovam o desenvolvimento da mulher empresária na Bahia. “Apesar de estarmos em um mundo moderno, apenas 11% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no mundo, mas este quadro vem mudando, e a versatilidade da mulher empresária, ocupa o espaço antes preenchido exclusivamente pelo modelo masculino de gestão”, declarou.
O presidente da Fecomércio-BA abordou o papel das câmaras setoriais instaladas pela Federação. “São instrumentos estratégicos que visam ampliar a representatividade da Fecomércio em segmentos específicos, como o Turismo, os Shoppings Centers, os Jovens Empresários e, agora, a Mulher Empreendedora”, sinalizou Souza Andrade.
De acordo com pesquisa global do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), somente 11% dos assentos em conselhos empresariais são ocupados por mulheres. “Dados como este evidenciam a necessidade de criar um fórum específico para estimular o empoderamento feminino, contribuindo para a formação e legitimação das lideranças empresariais, em especial do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia”, enfatizou Souza Andrade.
PALESTRA – Com a experiência de quem comandou o programa econômico Conta Corrente por 10 anos e lidera a cobertura da Lava-Jato na GloboNews, a jornalista Marita Bittencourt fez sua avaliação sobre o cenário político-econômico. Ela elogiou a equipe econômica do atual Governo, formada por Henrique Meirelles, Pedro Parente, Maria Silva Bastos Marques e Ilan Goldfain. “Se esses quatro conseguirem trabalhar, o Brasil tem grandes chances de superar essa crise”, disse. Segundo ela, o aumento de impostos e a reforma da Previdência serão inevitáveis para o Brasil sair do buraco.
A palestrante também discorreu sobre algumas mulheres ícones de sucesso. Contou a história da inventora do wrap dress, a estilista Diane von Furstenberg, como símbolo de que não se deve desistir após uma tentativa frustrada. “Ela criou o vestido em 1970, na época foi um fracasso, relançou o produto quase 30 anos depois, em 1997, quando virou símbolo de elegância e praticidade. Hoje a sua marca está em cinco países e 1,5 mil pontos de venda no mundo”.
Marita destacou empreendedoras brasileiras como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, que está entre os 40 maiores CEOs de empresas do comércio; Sonia Hess, criadora da camisaria Dudalina; a cabeleireira Zika, da rede Beleza Natural; e Alzira Gonçalves, criadora da franquia Casa da Empada, que tem como receita do sucesso fornecer a massa aos franqueados. “Na GloboNews, cujas diretoras são mulheres, 50% dos 200 funcionários são do sexo feminino”, finalizou a jornalista.
Com casa lotada de empresárias e gestoras de negócios de diversos segmentos, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, empossou a empresária Joana Andrade como primeira coordenadora da Câmara da Mulher Empresária, na noite do dia 31 de maio, na Casa do Comércio. O evento contou com palestra da editora-chefe da GloboNews, Marita Bittencourt, que brindou o público com uma apresentação sobre o cenário político-econômico brasileiro e cases de empreendedorismo feminino.
Joana Andrade, que é diretora de Mercado da Petrobahia, explicou que a câmara será um fórum aberto à discussão de temas e proposição de ações que promovam o desenvolvimento da mulher empresária na Bahia. “Apesar de estarmos em um mundo moderno, apenas 11% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no mundo, mas este quadro vem mudando, e a versatilidade da mulher empresária, ocupa o espaço antes preenchido exclusivamente pelo modelo masculino de gestão”, declarou.
O presidente da Fecomércio-BA abordou o papel das câmaras setoriais instaladas pela Federação. “São instrumentos estratégicos que visam ampliar a representatividade da Fecomércio em segmentos específicos, como o Turismo, os Shoppings Centers, os Jovens Empresários e, agora, a Mulher Empreendedora”, sinalizou Souza Andrade.
De acordo com pesquisa global do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), somente 11% dos assentos em conselhos empresariais são ocupados por mulheres. “Dados como este evidenciam a necessidade de criar um fórum específico para estimular o empoderamento feminino, contribuindo para a formação e legitimação das lideranças empresariais, em especial do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia”, enfatizou Souza Andrade.
PALESTRA – Com a experiência de quem comandou o programa econômico Conta Corrente por 10 anos e lidera a cobertura da Lava-Jato na GloboNews, a jornalista Marita Bittencourt fez sua avaliação sobre o cenário político-econômico. Ela elogiou a equipe econômica do atual Governo, formada por Henrique Meirelles, Pedro Parente, Maria Silva Bastos Marques e Ilan Goldfain. “Se esses quatro conseguirem trabalhar, o Brasil tem grandes chances de superar essa crise”, disse. Segundo ela, o aumento de impostos e a reforma da Previdência serão inevitáveis para o Brasil sair do buraco.
A palestrante também discorreu sobre algumas mulheres ícones de sucesso. Contou a história da inventora do wrap dress, a estilista Diane von Furstenberg, como símbolo de que não se deve desistir após uma tentativa frustrada. “Ela criou o vestido em 1970, na época foi um fracasso, relançou o produto quase 30 anos depois, em 1997, quando virou símbolo de elegância e praticidade. Hoje a sua marca está em cinco países e 1,5 mil pontos de venda no mundo”.
Marita destacou empreendedoras brasileiras como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, que está entre os 40 maiores CEOs de empresas do comércio; Sonia Hess, criadora da camisaria Dudalina; a cabeleireira Zika, da rede Beleza Natural; e Alzira Gonçalves, criadora da franquia Casa da Empada, que tem como receita do sucesso fornecer a massa aos franqueados. “Na GloboNews, cujas diretoras são mulheres, 50% dos 200 funcionários são do sexo feminino”, finalizou a jornalista.