Câmara de Comércio Argentina – Bahia apresenta planejamento de ações
A diretoria da Cecab (Câmara Empresarial de Comércio Argentina – Bahia) reuniu a imprensa e empresários na tarde desta terça-feira, 15/08, na Casa do Comércio, para apresentar as suas primeiras ações. Criada este ano pelo Consulado da Argentina na Bahia, com o apoio das Federações do Comércio e da Indústria, a Cecab visa ao fortalecimento das relações entre o país argentino e o Estado, notadamente no campo econômico, além do educacional, turístico e cultural.
A primeira comissão diretiva, eleita em junho, elencou uma série de atividades de promoção comercial. A Cecab apoiará a Rodada Internacional de Negócios do setor olivícola, a Argoliva, a ser realizada em San Juan (Argentina), de 6 a 8 de setembro; e a Rodada Internacional de Negócios do Setor Vitivinicola Mendonza e Salta 2017, de 10 a 14 de outubro. Em ambos os eventos, o Governo Argentino oferece cobertura de custos de viagem às empresas baianas selecionadas. A Câmara também estará presente no Encontro de Negócios a ser realizado no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de setembro, além de outros eventos culturais e turísticos em Salvador.
“O consulado argentino na Bahia foi fundado há mais de 20 anos. Percebemos que a sua estrutura não era mais suficiente para atender a todas as opções de intercâmbio existentes. Com a Câmara ganhamos um espaço de encontro para ativar parcerias de negócios, cooperação, intercâmbio de conhecimentos”, disse o cônsul-geral da Argentina na Bahia, Pablo Virasoro.
O presidente da Cecab, Paulo Cintra, salientou que as relações bilaterais entre o país argentino e o Brasil concentravam-se, até então, no eixo Sul-Sudeste. “A Bahia tem muitos produtos de interesse dos argentinos, a exemplo da produção de frutas. E o Estado, por sua vez, pode importar diretamente os vinhos, sem a necessidade de intermediadores de outros estados”, exemplificou o empresário. Já o diretor-financeiro da Câmara, também diretor executivo da Asdab, Fernando Santos, adiantou que um dos prováveis serviços a serem oferecidos pelo órgão no futuro é a mediação e arbitragem nas relações comerciais.
Com um número inicial de 45 associados efetivos, a Cecab tem como sede de reuniões a Fecomércio-BA. A primeira Comissão diretiva é composta pelo presidente Paulo Cintra, vice-presidente Alessandra Nascimento, diretor-financeiro Fernando Santos, e os conselheiros fiscais Mauro Noriega, Juranildes Araújo (diretora da Fecomércio-BA) e Luís Alberto Zelada.