CÂMARA EMPRESARIAL DE TURISMO DEBATE ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA
Na última quarta-feira (27), empresários do trade turístico baiano associados à Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA (CET) e empresários convidados estiveram reunidos buscando alternativas para redução de consumo de energia, com a presença do consultor em eficiência energética, Ricardo Bezamat.
Na ocasião, Ricardo apresentou soluções e alternativas para eliminar os desperdícios de energia, verificando sempre as instalações elétricas dos estabelecimentos e que é possível reduzir, de uma maneira geral, os custos com insumos como energia elétrica, gás e água em 30% em empreendimentos hoteleiros de médio e grande porte.
“Estamos passando por um momento muito crítico, tanto ambiental quanto financeiramente. A eficiência de recursos reduz os custos e melhora os resultados das empresas, reduzindo também a emissão de carbono e o consumo de água, além de ser boa para o meio ambiente e financeiramente”, afirma Bezamat.
Segundo ele, se um hotel tem uma conta de R$ 80 mil com energia elétrica, um estudo de eficiência pode reduzir em até 30% e a climatização e a iluminação são os grandes vilões dos gastos dentro dos hotéis.
“O Sistema Fecomércio-BA visa o benefício do empresário e do comerciário. Estamos sempre abertos para todos, trazendo sempre o melhor e soluções para aprimorar o dia a dia dos associados”, explicou a coordenadora da Câmara, a empresária Avani Duran.