Câmara Estadual da Mulher Empresária da Fecomércio-BA debate associativismo feminino
A Câmara Estadual da Mulher Empresária (CEME) da Fecomércio-BA realizou no dia 08/07, em parceria com o Sebrae, uma reunião online para debater a importância do associativismo empresarial feminino para o fortalecimento dos negócios. A iniciativa é parte do projeto “Sebrae Delas”, rede de apoio criada especificamente para o público feminino com atuação em todo país.
A 1ª reunião da CEME de 2020, em formato remoto, foi conduzida por Rosemma Maluf, coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empresária e Juranildes Araújo, subcoordenadora estadual da CEME e presidente do Sicomércio Camaçari. A analista do Sebrae, Mariana Ferreira, foi a mediadora.
A reunião contou com a adesão das coordenadoras das CMEs municipais: Sueli de Paula (CME Salvador), Ana Paula Dória (CME Lauro de Freitas), Karoline Ribeiro (CME Jacobina) e Helloá Gonçalves (CME Camaçari)
Rosemma Maluf falou sobre a importância da ampliação da rede de associativismo para fortalecimento dos negócios. “O empreendedorismo feminino é a área que vem sofrendo mais com a pandemia, devido a sobrecarga das atividades do lar e empresariais, por isso a palavra-chave nesse momento é associativismo”, esclareceu Rosemma. Juranildes Araújo também compartilha do mesmo pensamento de Rosemma: “Adotar o associativismo é necessário pois será por meio dessa interligação que o empreendedorismo feminino seguirá em frente”.
Sueli de Paula estabeleceu que a criação de uma rede de negócios, com o intuito de melhorar as empresas, é essencial. “A criação de uma Central de Negócios representa a união de forças das empreendedoras femininas, e por meio de ações conjuntas, iremos superar dificuldades, ganhar oportunidade e gerar benefícios para os associados”, finalizou Sueli.
Buscando apoiar e acelerar pequenas empresas lideradas por mulheres empreendedoras que querem ser independentes e fazer novos contatos para divulgar seu negócio, o projeto Sebrae Delas, foi criado. “Esse projeto tem uma série de ações com o intuito de estimular mulheres a empreender entre elas e, nesse ponto, a Câmara da Mulher Empresária é de grande ajuda, fomentando o empreendedorismo feminino”, pontuou a gestora estadual do projeto Sebrae Delas, Carla Martins.