Câmara Municipal de Salvador homenageia os 70 anos da Federação
A passagem dos 70 anos da Fecomércio-BA foi lembrada pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), que promoveu sessão especial, na manhã desta terça-feira, 24/10, no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do presidente da CMS, vereador Leo Prates (DEM). A mesa da solenidade contou com as presenças do presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade; vereador Joceval Rodrigues (PPS), que lidera a formação da Frente Parlamentar do Comércio; vereador licenciado e diretor da Fecomércio-BA, Alberto Braga (PSC); cônsul da Argentina na Bahia, Pablo Virasoro; e os representantes das Federações da Indústria e Agricultura, Carlos Gantois e Aurélio Pires, respectivamente.
“Neste momento de festa proponho também uma reflexão. A isenção fiscal deve acontecer nesse momento de crise de forma a incentivar o desenvolvimento de novos setores produtivos, mas sempre de forma responsável e transparente. Essa Casa nunca irá faltar ao setor produtivo, ao comércio, mas trabalhamos para que haja uma regulação. Nós não podemos ter uma dicotomia entre poder público e privado e, sim, uma parceria”, afirmou Leo Prates.
O presidente da CMS destacou ainda o profícuo trabalho da Fecomércio-BA de interlocução com o legislativo, por meio de sua Assessoria Institucional. “Uma gestão sempre atenta aos projetos e iniciativas da Casa, contribuindo com sugestões e observações sobre matérias em andamento, mostrando o entendimento de que o comércio e os serviços afetam a vida da cidade”, pontuou Prates.
Em seu discurso, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, disse que manterá sempre o diálogo com a Casa para a manutenção de incentivos fiscais que ajudem o setor a crescer no momento de crise atual. “Temos certeza do entendimento da prefeitura e CMS de que os setores produtivos não podem ser penalizados e que sempre haverá um esforço no sentido de apoiar o crescimento da área que mais gera empregos no estado”, pontuou. O setor terciário é responsável por 79% dos empregos formais do estado e 71% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano.
A sessão comemorativa também foi prestigiada por alunos do programa Jovem Aprendiz, do Senac, e por integrantes do grupo de idosos Fonte de Vida, mantido pelo Sesc na unidade da Rua Chile. Leo Prates convidou os alunos do Senac a participarem do projeto EduCâmara, que propõe uma visita guiada pelas instalações da Câmara para conhecer sua história e seu entrelace com a própria história da capital.