FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Casa do Comércio, edifício-sede do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Bahia, completa 35 anos

Sistema Comércio
23 de janeiro de 2023

Considerado verdadeiro monumento à modernidade em Salvador, a Casa do Comércio Deraldo Motta completa 35 anos no próximo dia 28 de janeiro. O edifício-sede do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Bahia, idealizado por Deraldo Motta e inaugurado na gestão do presidente Nelson Daiha, chama atenção até hoje por suas características ousadas e modernas: uma estrutura em aço e vidro, vermelha e preta, sustentada por duas torres de concreto armado.

Além do vanguardismo arquitetônico, o edifício é considerado o coração da Avenida Tancredo Neves, principal centro financeiro da capital baiana, tendo sido um dos primeiros empreendimentos erguidos naquela região no final dos anos 80, época em que o bairro do Comércio ainda concentrava a maioria das empresas.

Quando começou a ser idealizado, o projeto da Casa do Comércio, desenhado pelos arquitetos Fernando Frank, Otton Gomes e Jader Tavares, tinha o objetivo de marcar o tecido urbano da cidade com suas linhas modernas e linguagem arquitetônica inovadora. Um ponto singular do projeto é a presença da escultura em ferro “O Cruzeiro”, do artista plástico Mário Cravo Júnior numa das laterais.

Projetado para integrar as três entidades que constituem o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Bahia, o projeto é extremamente funcional: abriga sedes administrativas, ponto de emissão de certificado digital, centro de formação profissional, espaço de eventos, restaurante-escola Senac (panorâmico), central de relacionamento com clientes (Credencial Sesc) e espaço cultural do Sesc (teatro com 531 lugares, biblioteca, sala de cursos e café-teatro). Este último encontra-se em fase final de obras de requalificação e tem previsão para reinaugurar em junho deste ano.

O presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, enaltece a importância econômica e cultural da Casa do Comércio. “Temos orgulho de administrar um edifício tão emblemático para Salvador e para a Bahia. Por aqui transitam empresários, estudantes, turistas e mais de 600 colaboradores lotados no edifício”, declara Kelsor, lembrando que a estrutura erguida nos anos 80 passou por um retrofit completo entre os anos de 2018 e 2021, para modernização de estruturas internas.