Dia dos Namorados 2023
INFLAÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS SOBE 8,7% EM SALVADOR, CALCULA FECOMÉRCIO-BA
Itens de vestuário e calçados, mais procurados para presente, puxam a inflação no período.
Os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados estão com aumento médio de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, acima da inflação média da região metropolitana de Salvador, de 4,73%, em 12 meses. Esses dados são do levantamento da Fecomércio-BA, com base nas informações do IPCA-15, do IBGE.
De uma lista de 24 itens selecionados pela Entidade, o que mais variou positivamente, em um ano, foi o sapato masculino, em 23,52%. E não somente esse, mas a inflação para o evento foi puxada pelos produtos ligados a vestuário e calçados, principal setor demandado para o Dia dos Namorados. Na sequência vem a blusa com alta anual de quase 20%, seguido de bermuda/short feminino, com incremento de 18,43%.
Não é por conta do Dia dos Namorados que os preços nesse segmento estão subindo. É um processo que vem desde o ano passado, com o encarecimento das matérias primas e dos custos logísticos, além, evidentemente, da recuperação da demanda.
Outros produtos que estão em alta são os de cosméticos e de higiene e beleza. Os artigos de maquiagem, por exemplo, registram aumento médio de 22,19%. Os produtos para pele sobem, em média, 16,39% e produtos para cabelo avança 14,43%.
Da mesma forma como os vestuário e calçados, os insumos mais caros têm provocado uma elevação nos preços nas gôndolas aos consumidores.
Quem pensa em presentear o parceiro com uma bijuteria também será necessário abrir o bolso. Em um ano, houve aumento médio de 14,64%.
Por outro lado, os itens eletrônicos estão com queda de preços. Quem puxa a lista negativa é o televisor, com recuo médio de 16,92%, seguido do computador pessoal, com -11,56% e aparelho telefônico, -9,56%.
Vale ressaltar que esses itens sofreram forte aumento nos últimos anos por consequência da pandemia. Ao mesmo tempo que houve um estímulo ao consumo, com taxa de juros baixa, a indústria não conseguiu suprir toda essa demanda, por conta dos impactos na cadeia mundial, com falta de insumos importantes para a produção.
Assim, no campo da inflação, os consumidores terão um certo trabalho para encontrar um produto para presentear e que possa caber no bolso. A dica é a mesma de sempre, procure em vários estabelecimentos, pois esses setores, sobretudo o de vestuário e calçados, têm forte concorrência e podem ter grandes diferenças de preços. Além disso, vale a pena e pesquisa e até mesmo comprar pela internet.
Sobre as vendas, a Fecomércio-BA não realiza projeções para o Dia dos Namorados, pois a data não interfere na dinâmica do varejo ao longo do mês de junho. Não é possível separar as compras para o dia a dia das compras para o evento.
No entanto, as condições econômicas dos consumidores estão melhores do que há um ano, conforme aponta o índice de Intenção de Consumo das Famílias, da Entidade, que cresce 23% em relação a maio do ano passado. Desta forma, acredita-se que as vendas tendem a ter um resultado superior à de 2022.
Outro setor que também se beneficia do evento de junho é o de serviços, principalmente os bares e restaurantes, com aumento importante da demanda, havendo, em muitos casos, a necessidade de reservas antecipadas.
Portanto, o Dia dos Namorados de 2023 deve ser positivo de maneira geral, mas com consumidores arcando, em média, com um preço mais salgado do que há um ano quando for comprar os presentes.