ICEC | DEZEMBRO 2025
OTIMISMO DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO SE ESTABILIZA EM DEZEMBRO, APONTA FECOMÉRCIO BA
Juros altos dificultam um cenário mais promissor para o comércio.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado mensalmente pela Fecomércio BA, apresentou estabilidade técnica em dezembro, ao registrar 109,5 pontos, ante os 109,2 pontos de novembro. Em relação ao período homólogo, houve recuo de 2,8%, quando o índice estava em 112,7 pontos. Esse movimento ocorre em função do elevado nível da taxa de juros, atualmente em 15% ao ano. Ao final de 2024, os juros já apresentavam trajetória de alta, passando de 11,25% para 12,25%, dificultando o desempenho do varejo.
O ICEC varia de 0 a 200 pontos. Resultados acima de 100 indicam confiança dos empresários do comércio da capital baiana, enquanto pontuações abaixo desse patamar refletem pessimismo.
O fator que sustentou o ICEC em dezembro foi o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que avançou de 140,1 pontos em novembro para 142,7 pontos no último mês do ano, alta de 1,8%. A avaliação mostra-se mais positiva em relação às empresas comerciais do que à economia de forma geral. Esse resultado pode refletir um olhar de otimismo para as vendas de Natal e para o início do ano, especialmente considerando que a pesquisa não captou exatamente o momento ou a véspera do principal evento do varejo.
Em contrapartida, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) registrou leve queda de 0,9%, retornando aos 83,1 pontos. Observa-se maior pessimismo na avaliação da economia, com 66,5 pontos, enquanto a percepção sobre as empresas comerciais é menos negativa, com 99,4 pontos. Apesar das projeções positivas da Fecomércio BA tanto para a Black Friday quanto para o Natal, há grande dificuldade em manter um resultado financeiro favorável, uma vez que as margens estão cada vez mais apertadas e os juros elevados corroem parte dos ganhos.
O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) também apontou retração, de 1,1%, recuando para 102,6 pontos. Historicamente, é comum esse movimento no último mês do ano, pois a intenção de contratação, que caiu 1,1% em dezembro, havia registrado forte avanço nos meses anteriores, como antecipação das contratações para as vendas de fim de ano. Trata-se, portanto, de um ajuste sazonal, que não deve ser interpretado como uma avaliação estrutural negativa por parte do empresário do comércio de Salvador. O mesmo comportamento foi observado no nível de investimento das empresas, que apresentou leve retração de 0,4%.
Assim, encerrar o ano em um dos patamares mais elevados de confiança observados em 2025, mesmo diante de um cenário de elevação da taxa de juros, não é motivo para comemoração plena, mas permite uma avaliação mais equilibrada. O resultado indica que o empresário do comércio permanece em uma situação relativamente favorável, apesar dos inúmeros desafios ainda presentes.