ICEC | JULHO 2023
MELHORA NA ECONOMIA ELEVA A CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO EM JULHO, APONTA FECOMÉRCIO-BA
Após dois meses de queda, indicador sobe1,3% e deve ter consequência positiva nas contratações.
Após dois meses em queda, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o ICEC, elaborado mensalmente pela Fecomércio-BA, volta a crescer e, em julho, aponta alta de 1,3%, ao passar de 1101 pontos em junho para os atuais 111,6 pontos. Contudo, o atual patamar ainda está 5,6% do nível de julho do ano passado (118,1 pontos).
O ICEC varia de 0 a 200 pontos, sendo que entre o intervalo de 100 a 200 pontos é considerado um patamar de confiança dos empresários de Salvador e, de 0 a 100 pontos, nível de pessimismo. Quanto mais perto dos extremos, 0 e 200 pontos, mais confiante ou mais pessimista estará o empresário do comércio.
A maior variação no mês foi do sub-índice de Investimento do Empresário do Comércio – IIEC, que subiu 3,7% e atinge os 101,8 pontos, influenciado pela alta de 5,4% do indicador de contratação e de 2,5% no nível de investimento.
Se há a intenção em aumentar o quadro de funcionários é sinal de que o cenário tem melhorado. E o sub-índice das condições atuais do empresário do comércio, o ICAEC, segue nessa direção, com aumento mensal de 2,1%, atingindo os 85,7 pontos. Houve a melhora na avaliação da economia em geral (3,3%) e das condições atuais do comércio (3,6%).
Para o futuro, houve um ajuste do otimismo, como sub-índice de expectativa do empresário do comércio, o IEEC, recuando 0,7%, porém permanecendo num patamar elevado de otimismo, com 147,2 pontos.
Numa análise sobre o porte das empresas, houve aumento tanto no grupo de empresários que possuem até 50 empregados, quanto para os que possuem mais do que esse número. Houve aumento mensal de 1,3% para o primeiro grupo e de 3,7% para o segundo. Além disso, o índice das empresas de até 50 empregados foi de 111,5 pontos contra 116,9 pontos
do outro grupo, sendo que somente esse está no patamar superior ao visto em julho do ano passado.
Esse meio do ano tem sido marcado por uma mudança no cenário econômico, e a deflação é a grande responsável pela melhora nas avaliações, tanto dos empresários como dos consumidores. Em um ano, a inflação na região metropolitana de Salvador passou dos acumulados 12,74% para os 3,01%.
Certamente, as grandes empresas estão numa recuperação mais forte do que as pequenas e médias, o que é natural, pois tem mais poder de barganha com fornecedores, condições de crédito mais facilitadas e investidores que conseguem ajudar no fluxo de caixa. Diferentemente do que acontece no dia a dia das pequenas empresas.
De qualquer forma, é importante esperar o próximo dado para confirmar a tendência altista. Mas, ao que tudo indica, o otimismo deve crescer nesse segundo semestre, com o consumidor com mais apetite e o crédito ficando gradativamente mais barato. Empresário confiante traz reflexos imediatos nas contratações, essenciais para o desempenho do comércio e da economia local.