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ICF 2022 | DEZEMBRO

ICF
27 de dezembro de 2022

INTENÇÃO DE CONSUMO SOBE NO MOMENTO MAIS ESPERADO PARA O COMÉRCIO, APONTA FECOMÉRCIO-BA

Indicador sobe 1,9% em dezembro e atinge maior patamar desde abril de 2020.

 

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado mensalmente pela Fecomércio-BA, registrou leve aumento de 1,9%, ao passar de 91 pontos em novembro para os atuais 92,7 pontos de dezembro. No contraponto anual, houve forte avanço de 13,8%, quando naquele mês de 2021, o ICF foi de 81,5 pontos.

Praticamente todos os sete itens analisados pela pesquisa apontaram aumento em dezembro. A maior variação foi do item momento para duráveis, de 7,2%. No entanto, é o item com a pior avaliação do ICF, com 36,5 pontos. O aumento mensal se dá pela Black Friday, quando os consumidores encontraram algumas oportunidades de compra de bens como geladeira, fogão, televisor, etc.

Tradicionalmente, há esse avanço mensal. Porém, com o crédito muito caro e o alto nível de inadimplência, a tendência é que o item não tenha outros avanços significativos pelos próximos meses.

Outros destaques foram os itens ligados ao consumo como o nível de consumo atual e perspectiva de consumo. O primeiro atingiu 67,8 pontos, alta de 2,2% e o segundo, 113,4 pontos, aumento de 3,7% ante novembro. De fato, além da Black Friday, a chegada do 13º salário e o clima de véspera de Natal, tudo isso influencia para que o consumidor tenda a gastar mais.

Até mesmo porque o que tem dado segurança a esse consumidor é o mercado de trabalho mais aquecido. Tanto que houve um aumento as da segurança no emprego, como aponta o item emprego atual, atingindo 113,7 pontos em dezembro, alta de 1,3% na comparação com novembro.

Para os próximos meses o cenário também é favorável. O item perspectiva profissional mostra um aumento de 1,9%, ao subir de 121,3 pontos em novembro para os atuais 123,6 pontos. Interessante é que houve alta de

60,1% no contraponto anual, o que confirma o otimismo, de ter mais oportunidade de emprego no futuro próximo.

O emprego mais forte com uma inflação mais amena se traduz em maior poder de compra. O item renda atual, embora tenha ficado estável na comparação mensal com 103,6 pontos, está 7,6% mais alto do que o visto no ano passado, se mantendo na área de satisfação, acima dos 100 pontos. O 13º salário também contribuiu para o melhor sentimento em relação ao orçamento doméstico.

E, por fim, o item acesso a crédito que ficou tecnicamente estável em dezembro, com 90,4 pontos ante 90,1 pontos de novembro, mas cai 9,7% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Nada de surpresa, até porque os juros subiram e o crédito ficou mais seleto dado o risco de inadimplência.

Vale ressaltar ainda na pesquisa que o aumento no ICF em dezembro se deu pelas famílias de renda mais baixa. O índice do grupo de renda de até 10 salários-mínimos foi de 89,9 pontos, alta de 2,2%. Enquanto o indicador para a faixa de renda superior a 10 SM foi de 121,8 pontos, ligeira queda de 0,7%. No entanto, ambos estão acima do patamar visto há um ano, aumento respectivo de 15% e 5%.

O ICF de dezembro é animador para os empresários do comércio. Ainda mais quando vem das famílias que mais sofreram com as consequências de pandemia e guerra. É um importante indicativo de que os consumidores de Salvador estão chegando nesta reta final, com o Natal aí a frente, com melhores condições econômicas.

Poderia ser ainda mais favorável não fosse o crédito caro e a alta inadimplência. Mas o emprego tem sido sustentação para o avanço do consumo gradativo, trazendo bons retornos aos empresários do comércio, e trazendo um termômetro – positivo – do que estar por vir em 2023.