ICF | NOVEMBRO 2023
AUMENTO DA CONFIANÇA DO CONSUMIDOR DE SALVADOR EM NOVEMBRO IMPULSIONA EXPECTATIVAS PARA O FINAL DO ANO
Nível de otimismo é o maior desde maio de 2015. O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado mensalmente pela Fecomércio-BA, registrou alta de 2% em novembro e atinge os 109,6 pontos, o maior nível desde maio de 2015. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o ICF ainda estava no patamar de insatisfação, com 91 pontos, a perspectiva é ainda melhor, com os consumidores de Salvador chegando ao final do ano em condições econômicas 20,5% melhores. O ICF varia de 0 a 200 pontos, sendo que entre 100 e 200 pontos é considerado o patamar de satisfação ou otimismo. E entre 0 e 100 pontos considerado nível de insatisfação com as condições econômicas do domicílio. Mantendo o resultado de outubro, as expectativas mais altas avaliadas em novembro foram dos itens perspectiva profissional – com 109,6 pontos e altas de 0,1% no mês e 13,7% no ano – e emprego atual – com 127,5 pontos e altas de 0,2% no mês e 15,4% no ano. O cenário decorre dos bons resultados no mercado de trabalho do estado baiano que registrou saldo positivo de 77,5 mil vagas entre janeiro e setembro e deverá continuar aquecido com a oferta de vagas temporárias no último trimestre. No mesmo sentido, foi observada aceleração das expectativas positivas para os itens relacionados ao consumo das famílias, com a perspectiva de consumo chegando a 122,7 pontos em novembro e registrando altas de 2,9% no mês e 18,1% em 12 meses. E, embora ainda não tenham retornado ao campo otimista, o nível de consumo atual registrou elevação de 2% no mês e 12,1% em 12 meses, chegando a 89,4 pontos – maior patamar desde outubro de 2015 – e o momento para duráveis teve aumento de 4,3% no mês e de 85,4% no ano, atingindo os 63,2 pontos – melhor resultado desde o início da crise sanitária, no começo de 2020. Os avanços nos indicadores de consumo apontam para um cenário otimista nas vendas de fim de ano em Salvador, com as famílias demonstrando maior confiança em sua capacidade de consumo e maior interesse na busca por bens duráveis do que o registrado no ano anterior. Após apresentar estabilidade técnica em outubro, o item renda atual teve a variação mais acentuada no mês, de 5%, e atingiu os 122,3 pontos – resultado 18,1% superior na avaliação em 12 meses. E, após dois anos, o item acesso ao crédito voltou ao patamar otimista em novembro, atingindo os 102,3 pontos, decorrente de um aumento de 1,6% na variação mensal e de 34,8% no contraponto anual. O olhar mais otimista sobre a percepção de renda e de acesso ao crédito por parte dos consumidores decorre da melhora observada no cenário econômico, com crescimento do emprego auxiliando a recomposição de renda, inflação arrefecendo e início do ciclo de queda das taxas de juros. Na análise por faixa de renda, a melhora das expectativas foi mais acentuada para o grupo com renda de até 10 salários-mínimos que avançou 2,2% em novembro contra o aumento de 0,6% para aqueles com renda superior a 10 salários-mínimos. Ainda assim, há uma superioridade notável na perspectiva das famílias com renda mais alta, que chegou a 144 em novembro. Para as famílias com renda mais baixa, o nível de confiança segue abaixo da média geral, com 106,4 pontos. Em resumo, a atualização dos índices de confiança dos consumidores de Salvador reitera a trajetória otimista vista ao longo de 2023, com uma melhora significativa nos indicadores relacionados à renda, crédito e consumo, impulsionada pela inflação controlada e pela disponibilidade abundante de crédito, apesar do custo elevado de captação. Além disso, com os níveis de inadimplência em queda, espera-se que a chegada do 13º salário contribua de forma mais significativa para o impulsionamento dos setores de comércio e serviços.