FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Central do conhecimento

PEIC 2022 | OUTUBRO

PEIC
28 de outubro de 2022

INADIMPLÊNCIA EM SALVADOR SUPERA 400 MIL FAMÍLIAS, NOVO RECORDE HISTÓRICO, APONTA FECOMÉRCIO-BA

Famílias que já dizem que não conseguirão pagar a dívida em atraso também chega ao maior nível em 10 anos.

 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela Fecomércio-BA, houve aumento pelo 9º mês consecutivo da taxa de famílias com contas em atraso, atingindo em outubro 43,7% das famílias de Salvador, o que dá em números absolutos, 408 mil famílias, o mais novo recorde da série, iniciada em 2010 e pela primeira vez superando as 400 mil famílias. Há um ano, o percentual foi de 32,5%, representa um aumento de 105 mil famílias que não conseguiram quitar a dívida contraída até a data do seu vencimento.

Outro dado negativo da pesquisa de outubro é a taxa de famílias que já dizem que não conseguirão pagar a dívida em atraso, 15,6%, maior percentual em 10 anos. São 145,6 mil famílias na capital baiana nesta situação mais delicada.

O endividamento, por sua vez, subiu de 65,1% em setembro para os atuais 66,2%. Atualmente, são 618,5 mil famílias que possuem algum tipo de dívida. Diferentemente das outras variáveis, neste caso houve redução de 46,7 mil famílias que passaram a não ter dívidas em relação ao mesmo período do ano passado.

Quando se fala em endividado, é a pessoa que contraiu algum tipo de crédito. Agora, quando essa mesma pessoa não quita a dívida na data do vencimento, podendo ficar em atraso a partir de um dia de não pagamento, ela é considerada inadimplente. Por isso, não necessariamente o aumento do endividamento é negativo. Só é ruim, quando é acompanhando pela ascensão da inadimplência, ou seja, as famílias contraindo dívidas, mas não conseguindo, em grande parte, quita-las.

O principal tipo de dívida continua sendo o cartão de crédito com 85,6% dos endividados, sem grandes alterações em relação aos meses anteriores. O que vem chamando a atenção da Fecomércio é a mudança em um ano de duas modalidades: carnês e crédito pessoal. Há um ano, eram 11,7% dos endividados, enquanto o segundo estava em 5,7%. Agora, o cenário virou, de 5,9% e 10,1%, respectivamente.

Esses números indicam um quadro mais delicado. Isso porque o carnê é uma importante ferramenta de consumo das famílias nas lojas varejistas. Já o crédito pessoal, é a modalidade que, em grande parte, é usada para pagamento de contas em atraso e compromissos do dia a dia. Ou seja, está se ampliando o crédito para compromissos do passado e diário, e reduzindo o crédito de consumo direto nas lojas.

Mais um número relevante da PEIC é o do tempo de pagamento da dívida em atraso. Há um ano, a média era de 58,8 dias e passou para 63,3 dias neste último dado de outubro. Por exemplo, dentre os inadimplentes, 38% tinham conta atrasada acima de 90 dias em outubro de 2021. O percentual na última coleta foi de 44,8%.

O atraso por um tempo mais prolongado é muito negativo sobretudo neste momento de alta de juros, com a SELIC a 13,75% ao ano. Ou seja, quanto mais tempo sem quitar o compromisso, mais juros a família está pagando e fica cada vez mais difícil equilibrar as contas.

Para isso, a Fecomércio-BA orienta sempre que o consumidor inadimplente busque imediatamente a negociação, seja com o banco, com o varejo ou qualquer empresa que esteja devendo. Apresente as possibilidades de pagamentos, diante da atual capacidade financeira da família, para que o lado ofertante consiga reduzir juros, multas e taxas, facilitando o acerto. É importante os consumidores também aproveitarem os feirões de limpa nome de final de ano de empresas como o Serasa.

As famílias com renda mais baixa são as que mais sentem e mais têm dificuldades para equilibrarem o orçamento. A taxa de endividamento das famílias com renda inferior a 10 salários-mínimos é de 68% e de 46% de inadimplentes. Ao mesmo tempo, para a faixa com renda superior a esse montante, as taxas respectivas foram de 47,1% e 22,9%.

Apesar da deflação nos últimos meses, ainda não foi possível chegar, de fato, no bolso do consumidor de classe menos favorecida, o que mantem pressão sobre o orçamento. É necessária que os preços continuem arrefecimento de forma constante para que resulte num alívio financeiro no médio e longo prazo.

A melhora no mercado de trabalho, as injeções do auxílio Brasil e o 13º salário devem ajudar a melhorar os dados da PEIC no final do ano, mas, por outro lado, mantem a limitação na capacidade de compras, podendo interferir nas vendas de Natal. Não necessariamente um desempenho negativo, mas aquém do esperado. Portanto, a tendência é que haja uma melhora gradativa na inadimplência para num momento seguinte ter uma consequência efetiva nas vendas.