São João 2023
SETORES LIGADOS AO SÃO JOÃO DEVEM TER RECORDE DE VENDAS EM JUNHO, ESTIMA FECOMERCIO-BA
Supermercados e lojas de vestuário devem faturar quase R$ 2 bilhões no mês, alta de 4%.
O réveillon do Nordeste está se aproximando. Os festejos de São João, que acontecerão no final de junho, devem, mais uma vez, aquecer a economia baiana. De acordo com estimativa da Fecomércio-BA, os setores mais demandados para a época, supermercados e vestuário, devem crescer 4% no mês e faturar próximo a R$ 2 bilhões, recorde na série histórica, iniciada em 2011.
Não é possível tecnicamente realizar uma separação do que o consumidor comprará para o seu dia a dia e para as festas. No entanto, da mesma forma como o Dia das Mães e o Natal, o São João tem uma forte correlação com o desempenho do comércio e serviços mês. Assim, é possível afirmar que a tendência das vendas no momento da principal festa da região será similar à do mês.
Na análise mais específica setorial, os supermercados estão com estimativa de crescimento de 5,1% em relação a 2022 e faturamento de R$ 1,2 bilhão. Se confirmado, será o maior já registrado para o mês da série histórica. O segmento é beneficiado direta e indiretamente pelo consumidor final. Das pessoas comprando seus próprios alimentos e bebidas para realizarem suas festas em casa, em grupos, onde quer que seja, e dos estabelecimentos adquirindo estoque para atender um público maior, seja nos hotéis, restaurantes, ambulantes, etc.
Contudo, os consumidores precisarão abrir um pouco mais o bolso para comprar ingredientes para as principais receitas da época. Por exemplo, na região metropolitana de Salvador, segundo o IBGE, o milho verde em conserva subiu, em um ano, 30%. A farinha de trigo sobe 21,3%, seguido
de mandioca (aipim) com 19,75%, manteiga com 19,68% e achocolatado em pó com 18,05%.
Pelo lado do vestuário, a estimativa é de aumento de 2,4% nas vendas e faturamento de R$ 758 milhões no mês. Neste caso, o consumidor também precisará pagar um pouco a mais. A inflação fdo grupo de vestuário está em 12,31%, mais do que o dobro da média da RMS, de 5,18%.
Embora não haja projeção para a movimentação do turismo para a época, é um segmento que está em forte expansão no estado. De acordo com dados do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, houve crescimento de 15,6% no volume de turismo na Bahia, sendo a maior variação entre os três estados analisados pelo Instituto, acima do Ceará (15,2%) e Pernambuco (3,5%).
Vale ressaltar que o São João é uma festa tradicionalmente regional, de moradores do estado e de regiões vizinhas. Isso fica visível quando analisados os históricos de fluxo de passageiros nos aeroportos e taxa de ocupação hoteleira em Salvador. No mês de junho, não há ganhos sazonais em relação a maio, por exemplo e, inclusive, com movimentação relativamente baixa em relação ao resto do ano.
No entanto, quando analisado a movimentação na rodoviária de Salvador, o mês de junho fica similar aos números de dezembro e janeiro, conforme dados do Observatório do Turismo da Bahia.
Portanto, a Fecomércio-BA vê com otimismo os festejos de São João em 2023, com forte volume de vendas no comércio, com estímulo ao turismo regional e, sobretudo, com potencial gerador de emprego e renda pra população.