FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

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26 de maio de 2025

CARNAVAL IMPULSIONA O TURISMO DA BAHIA, COM CRESCIMENTO DE 20,4% EM MARÇO, O MAIS ALTO DO PAÍS, APONTA FECOMÉRCIO BA.

O faturamento do setor foi de R$ 757,3 milhões no mês, um adicional de 128,4 milhões de reais no período.

Conforme esperado pela Fecomércio BA, o turismo baiano apresentou forte crescimento no mês de março. Segundo o levantamento mensal da entidade, em parceria técnica com a FecomercioSP, o faturamento do setor no estado foi de R$ 757,3 milhões, o que representa uma alta de 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado do 1º trimestre, o saldo também é positivo, com um crescimento de 11,2%, totalizando um faturamento de R$ 2,3 bilhões. Tanto o resultado mensal quanto o trimestral são recordes da série histórica iniciada em 2012.

O levantamento destaca ainda que, entre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, a Bahia ocupa a primeira colocação em relação à variação de março e a terceira posição no acumulado do ano. No entanto, dentro da região Nordeste, o estado segue na liderança tanto em faturamento quanto nas variações percentuais.

O Carnaval, sem dúvida, é o principal fator para esse crescimento, já que neste ano ocorreu em março, enquanto em 2024 foi celebrado em fevereiro. Mesmo ao se descontar esse efeito de calendário, o turismo baiano tem crescido a uma taxa média de 11% no bimestre fevereiro-março. O evento se mantém como um dos grandes impulsionadores do setor, considerando que o estado é um dos principais destinos turísticos do Brasil e vem recebendo um número cada vez maior de visitantes estrangeiros.

O fluxo de passageiros nos aeroportos do estado chegou a 920 mil em março, representando um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2024. Esse aumento no número de turistas também impactou positivamente a rede hoteleira. Em Salvador, a taxa média de ocupação passou de 64,9% para 67,2%.

Nas rodovias pedagiadas do estado, o fluxo de veículos aumentou 2,2% no mês, o que corresponde a cerca de 140 mil veículos a mais do que em março do ano anterior. Por outro lado, apenas o fluxo na rodoviária de Salvador apresentou queda, de 2,8%, totalizando 478,2 mil embarques e desembarques no mês.

O levantamento confirma a boa fase do turismo baiano, que se mostra resiliente diante do cenário econômico nacional, marcado por juros elevados e inflação mais alta. Não há, até o momento, sinais de reversão dessa tendência no curto e médio prazo, consolidando o setor como um importante motor de crescimento do estado. Diante disso, torna-se essencial pensar em formas de ampliação dos investimentos públicos, com o objetivo de atrair ainda mais recursos privados em áreas como hotéis, pousadas, aquisição de veículos para translado, entre outros. O turismo é, sem dúvida, a bola da vez.

Tabelas e Gráficos:

 

Nota metodológica:

O levantamento baseia-se nas informações da Pesquisa Anual de Serviços, no IATUR – Índice de Atividades Turísticas e na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todas do IBGE. São realizados tratamentos estatísticos para estimar a receita dos segmentos de turismo por estado e sendo atualizado através das variações do IATUR e da PMS. Todas os dados de faturamento são atualizados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA – Brasil.

O levantamento não conta com informações sobre o transporte aéreo, pois não fica claro de onde é captada a receita pelo IBGE, se a partir dos estados ou das sedes das empresas. Além disso, a FecomercioSP considera somente um percentual relativamente pequeno de alimentação ligada ao turismo e não entra no cálculo transporte metroviário e municipal de passageiros.

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