VAREJO BAIANO | TURISMO BAIANO
MOMENTO HISTÓRICO DO TURISMO BAIANO, COM ALTA DE 17,7% E RECORDE DE FATURAMENTO EM ABRIL, AVALIA FECOMÉRCIO BA.
O turismo baiano não para de apresentar crescimento expressivo e sempre no alto da lista entre os estados com destaque. Segundo o levantamento mensal da entidade, em parceria técnica com a FecomercioSP, mostrou que, em abril, o turismo no estado faturou R$ 602 bilhões, elevação de 17,7% em relação a igual período do ano passado e recorde histórico para o mês.
Entre os estados analisados pelo levantamento, ficou atrás somente do Tocantins (33,4%), mas que se beneficiou de uma base fraca de comparação. De qualquer forma, a Bahia segue sempre nos lugares mais altos no ranking do desempenho regional.
No acumulado do ano, o faturamento foi de R$ 2,92 bilhões, aumento de 12,4%, sendo o mais elevado da série histórica. A variação foi a mais alta entre os estados analisados.
O número de feriados pode ter influenciado nesse desempenho. Vale lembrar que o feriado de Tiradentes caiu na segunda-feira logo após a Sexta-Feira da Paixão, levando a um período de 4 dias de potencial viagem. A última semana de abril também foi favorecida com o 1º de maio caindo na quinta-feira.
Para agregar nessa análise, o fluxo de passageiros que passaram pelos aeroportos do estado somou quase 800 mil no mês, uma elevação de 9,3% e, em termos absolutos, um adicional de 68 mil no período. Cabe aqui ressaltar o trabalho do governo e de algumas prefeituras, com a de Porto Seguro, através de suas secretarias de turismo, que vem trabalhando para aumentar a oferta de assentos para os principais aeroportos e o resultado está aparecendo. O estado é um grande receptor de turistas, sobretudo da região sudeste e os feriados contribuem para esse aumento na movimentação.
Não foi diferente na rodoviária de Salvador, com aumento de 19,9%, passando de 405 mil para 486 mil entre os meses de abril, de 2024 e 2025. Esse número indica também a importância do turismo interno e regional. Ou seja, o setor vem se beneficiando em todas as frentes.
Até o momento da análise, não havia sido divulgado no Observatório do Turismo do Estado o número total do fluxo de veículos nas estradas pedagiadas, somente de 2 das três concessionárias. De qualquer forma, fazendo um cálculo somente com essas duas para ter uma ideia de tendência, a alta é de 8,2%, também corroborando com o cenário do turismo do estado.
Por fim, a taxa de ocupação hoteleira de Salvador que, em abril, ficou muito próximo do visto no ano passado, de 63,3% contra 64%. Pode parecer que não é positivo, mas é sim. A taxa do ano passado foi a maior já vista para o mês na série histórica.
Portanto, a Fecomércio BA comemora o excelente desempenho do turismo baiano e seu destaque em relação ao resto do país. É um setor que vem recebendo mais investimentos em infraestrutura, sobretudo em novos hotéis e pousadas, mas é necessário ampliar o investimento público e realização de concessões para melhoria de algumas rodovias no estado, para acesso mais rápido e seguro, além de buscar fomentar o transporte aéreo no estado, entre cidades e seus destinos turísticos, para estimular a permanência por mais dias desse turista na Bahia, com mais gastos e ajudando a economia local, com mais emprego e renda.
Tabelas e Gráficos: