FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Centro de Formação Artesanal do Sesc, no Pelourinho, confecciona máscaras sustentáveis

Comércio
15 de maio de 2021

O Ministério da Saúde recomendou que a população comece a usar máscaras caseiras como barreira mecânica para dificultar o contágio pelo novo coronavírus, e poupar as máscaras cirúrgicas, já em falta no mercado, para os profissionais da saúde. O Sesc Bahia, com a colaboração da equipe de instrutores do Centro de Formação Artesanal, localizado no Centro Histórico de Salvador, que utiliza as várias técnicas nas modalidades dos Cursos de Valorização Social, apresenta alguns tipos de máscaras de proteção sustentáveis e que podem ser feitas em casa. Confira os modelos a seguir:

· Máscara com base em Jeans, feita com a técnica Arte em Jeans, confeccionada pela instrutora Jacira Fonseca

· Máscara com base em Tricoline 100%, feita com a técnica Tecelagem, confeccionada pela instrutora Marciane Rodrigues

· Máscara com base em Percal 110%, feita com a técnica Renda de Bilro, confeccionada pela instrutora Lidiane Santos

· Máscara com base em TNT duplo, feita com a técnica do Crochê, confeccionada pela instrutora Deise Silva

· Máscara com base Tricoline 100%, feita com a técnica Renda Renascença, confeccionada pela instrutora Everlândia Sousa

Lembre-se que o uso da máscara não substitui o isolamento social ou qualquer outra prática recomendada para evitar o contágio, como lavar as mãos, sendo indicado apenas para as situações em que realmente for preciso sair do isolamento. A máscara deve ser higienizada após a utilização. É muito importante, ainda, não tocar o rosto mesmo estando de máscara.

O resultado deste trabalho caracteriza-se como uma nova possibilidade de proteção, ao usar a arte como elemento criativo para o enfrentamento da pandemia, personalizando a máscara a uma modalidade artística.

ATENÇÃO! A MÁSCARA É DE USO PESSOAL E NUNCA DEVE SER COMPARTILHADA.

COMO COLOCAR, USAR E TIRAR UMA MÁSCARA:

1. Antes de colocar a máscara, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou água e sabão.

2. Coloque a máscara no seu rosto e ajuste as tiras elásticas atrás das orelhas para que cubra o nariz, a boca e o queixo. Evite tocar no tecido.

3. A máscara deve ser usada ao sair de casa e no ambiente de trabalho.

4. Como barreira física ao vírus, a máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Reservar um saco para acondicionar as que foram usadas.

5. Ao retornar para casa, lave as máscaras usadas com sabão neutro e/ou água sanitária; e deixe em imersão por cerca de 20 minutos. Após o enxague, secar em área ventilada e depois conservar em local seco.