FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

CJE promove palestra sobre cases de sucessão familiar nas empresas

Comércio
15 de maio de 2021

No dia 14 de novembro, a Câmara do Jovem Empresário da Fecomércio-BA promoveu, na plenária da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) , um evento sobre sucessão familiar nos negócios. O coordenador da CJE, João Pedro Bahiana, recebeu Thiago Andrade, da Petrobahia, e Cláudio Carvalho, da Morya, para falar sobre suas experiências em empresas familiares.  O encontro também contou a presença de outras entidades de empreendedorismo jovem.

Valores e alinhamento – Para Thiago, cuja empresa de distribuição de combustíveis está na segunda geração sucessória, “os valores da família se confundem muito com os valores da própria empresa e isso guiou o processo de sucessão”. O empresário também citou o alinhamento como palavra de ordem: “Temos de estar alinhados com os sócios, em primeiro lugar, em segundo com o mercado e suas tendências, e com as nossas equipes”, disse.

O publicitário Claudio Carvalho falou de sua trajetória na empresa criada pelo pai, que começou ainda na infância. “Eu nasci no ambiente da propaganda. Desde sempre convivo com a atividade e, aos 19 anos, ingressei efetivamente no negócio. Passei por todos os setores de uma agência, do financeiro à criação e me fixei no planejamento e relacionamento com clientes”.

Ambos os palestrantes concordam que o trânsito por várias áreas da empresa é fundamental para conhecer e se identificar com o negócio e galgar o respeito dos seus funcionários. “As empresas familiares do Brasil enfrentam desafios similares, o maior deles é conseguir perpassar as gerações. A maioria delas não resiste à segunda e à terceira geração sucessória”, informou Thiago Andrade