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Comércio deve crescer 2% em maio, Mês do Dia das Mães, projetao Sistema Comércio BA

Ações Institucionais, Economia, Sistema Comércio
29 de abril de 2025
Comércio deve crescer 2% em maio, Mês do Dia das Mães, projetao Sistema Comércio BA

Setor tradicionalmente mais procurado para a época, o de vestuário deve crescer 8%

O varejo baiano continua registrando resultados positivos neste início de ano, e a expectativa para o mês de maio — período do Dia das Mães — é de crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a projeção da Fecomércio BA -entidade do Sistema Comércio BA-, considerando os setores do comércio com alguma ligação com a data, excluindo os segmentos de veículos e materiais de construção. O faturamento dos seis setores analisados deve se aproximar dos R$ 20 bilhões no mês. 

“Mais uma vez, a expectativa da Fecomércio-BA é de que o comércio baiano registre crescimento em maio, impulsionado pelas vendas de uma das principais datas do calendário varejista, o Dia das Mães. O destaque é o setor de vestuário, seguido por perfumarias. Apesar de retrações pontuais, o cenário é favorável graças à melhoria na renda e no emprego”, comenta o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes.  

Em 2024, o desempenho de maio foi expressivo, com aumento de 12% nas vendas, o que eleva a base de comparação para este ano.
O destaque para o período deve ser o setor de vestuário, tecidos e calçados, com crescimento estimado de 8% em relação ao ano anterior. Esse segmento é, tradicionalmente, o mais procurado para a compra de presentes. Os preços das roupas femininas estão, em média, 5,01% mais altos do que no mesmo período de 2024, acompanhando a inflação média da Região Metropolitana de Salvador. Entre os itens que mais subiram, segundo o IPCA do IBGE, está o short feminino (6,84%). Já calçados e acessórios tiveram um aumento médio de 1,32%. 

Na sequência, o setor de Farmácias & Perfumarias deve crescer cerca de 4%, um desempenho excelente diante da forte base de comparação, já que, no ano passado, houve alta de 25%. Esse setor se assemelha ao de Vestuário em relação à dinâmica de preços. Segundo o IPCA, itens de higiene pessoal subiram 3,72%, com variações mais modestas de 4,52% para perfumes e 5,33% para produtos capilares. Os artigos de maquiagem, por outro lado, registraram aumento médio de 10,43%. 

Os supermercados devem apresentar estabilidade nas vendas, o que precisa ser considerado à luz do crescimento de 13% obtido em maio do ano passado. Embora não seja um setor tradicional para compra de presentes, os supermercados são bastante procurados para o almoço do Dia das Mães — seja para uma celebração em casa, seja por restaurantes, que registram um dos maiores fluxos do ano nesse domingo, com filas recorrentes. 

“No que diz respeito aos alimentos, o consumidor precisará pesquisar mais, já que os preços médios de alimentos e bebidas estão cerca de 7% mais altos em relação ao mesmo período do ano passado. Carnes, ovos e café continuam sendo os vilões do momento. No entanto, diferentemente da Páscoa ou do Natal, que têm pratos típicos, o Dia das Mães permite uma diversidade de opções, o que favorece o consumidor na busca por itens com menores variações ou até mesmo queda de preços”, comenta o consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze.  

Enquanto no ano passado todos os setores analisados apresentaram crescimento nas vendas, em 2025 três atividades devem registrar retração no faturamento. As lojas de móveis e decoração devem ter queda de 8%, e as de eletroeletrônicos, de 7%. “Esses setores estão fortemente ligados ao crédito, e os juros mais altos podem influenciar negativamente os resultados. Por ora, o setor de eletrodomésticos e eletrônicos não sofre impacto direto da guerra comercial global, nem há falta ou encarecimento significativo dos produtos, uma vez que os estoques para o Dia das Mães já foram abastecidos”, explica Dietze.  

Por fim, o grupo classificado como “outras atividades” — que inclui vendas de combustíveis, artigos esportivos, joalherias, entre outros — deve registrar uma queda de 5% em relação ao ano anterior. 

A Fecomércio BA atribui esse cenário positivo à solidez econômica das famílias baianas. A taxa de desemprego no Estado está no menor nível desde 2014, enquanto a renda média cresce acima da inflação, impulsionando o poder de compra e o acesso ao crédito. A inadimplência, tanto no estado quanto em Salvador, está sob controle, mesmo diante de uma inflação mais elevada e do aumento dos juros. 

Vale lembrar que esses números não se referem exclusivamente às compras para o Dia das Mães, já que é tecnicamente inviável distinguir esse consumo do habitual. No entanto, dada a relevância da data para o varejo, é razoável assumir que um bom desempenho no mês de maio tenha forte influência do evento. 

Dicas para o consumidor: vale a pena pesquisar, pois o comércio é bastante competitivo e oferece uma ampla variedade de produtos e preços. Formas de pagamento como o PIX podem garantir bons descontos. É importante definir um valor para o presente e verificar se ele cabe no orçamento familiar, evitando comprometer o pagamento de contas essenciais. 

Para os empresários: diante da alta dos juros, oferecer descontos para pagamentos à vista — como via PIX — pode melhorar o fluxo de caixa imediato e reduzir a necessidade de recorrer a crédito. É essencial investir na presença digital, divulgando produtos de forma clara, bem como os horários e locais de atendimento, e manter um canal de comunicação rápido com os consumidores. 

O Dia das Mães tem potencial para apresentar um resultado médio positivo, impulsionando investimentos, contratações e contribuindo para a manutenção do ciclo favorável do varejo no Estado.