CONSELHEIRO ECONÔMICO PARA TURISMO E CULTURA DE MOÇAMBIQUE PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETORA DO SENAC NA BAHIA
O SENAC na Bahia recebeu no dia 16 de dezembro a visita do Conselheiro econômico para Turismo e Cultura da Embaixada de Moçambique no Brasil, o Sr. Romualdo Johnam. Na ocasião, o conselheiro participou de uma reunião com a diretora do SENAC na Bahia, Marina Almeida.
Com o objetivo de reativar o Convênio de Cooperação Técnica com o SENAC, que integra o Sistema Fecomércio-BA, a reunião tratou de temas ligados à capacitação profissional do moçambicano a partir dos cursos e experiências desenvolvidas pelas referidas instituições na Bahia. Como por exemplo, os cursos ligados à área de hotelaria e meio ambiente.
Em sua passagem pela cidade, o conselheiro demonstrou bastante interesse na reativação do projeto. “O SENAC é nosso parceiro de longa data e pretendemos reatar todos os compromissos que já existiam. Queremos que o SENAC com os seus conhecimentos possam capacitar os moçambicanos nas áreas de: bar-man, governante, cozinheiro dentre outros cursos”, afirmou Romualdo.
A diretora do SENAC, Marina Almeida, reforçou o interesse do SENAC em aproximar-se cada vez mais do continente africano. “Vamos cooperar com os moçambicanos, transmitindo todo nosso conhecimento e experiência adquirida ao longo dos anos”.
Na visita ainda foi possível planejar ações e parcerias nas áreas de educação, turismo, desenvolvimento social, transferência tecnológica, entre outros.
SENAC na Bahia e Moçambique
Nos últimos anos, profissionais do SENAC Bahia estiveram em Moçambique para ministrar cursos de formação de professores nas áreas de Alimentos e Bebidas (cozinheiro e garçom), Hospedagem (governanta, camareira e recepcionista de hotel) e Agenciamento (agente de viagem). A instituição ofereceu também cursos específicos para Guias de Turismo e Qualidade no Atendimento aos Turistas e cursos nas áreas de educação, turismo, desenvolvimento social.