FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

CONSULTOR ECONÔMICO DA FECOMÉRCIO-BA PARTICIPA DE DEBATE SOBRE AS MPEs

Comércio
15 de maio de 2021

“A força do microempreendedor: como se tornar mais competitivo”. Esse foi o tema do painel do seminário Agenda Bahia 2016, que contou com a presença do  consultor econômico da Fecomércio-BA, Fabio Pina, no dia 8 de novembro, na Fieb. O evento, promovido há sete anos pela Rede Bahia, propôs a discussão em torno dos desafios e também das oportunidades que aparecem em tempos de crise, reunindo renomados palestrantes.

Para Fábio Pina, um dos problemas das MPEs no Brasil é o fato de não serem frutos da vocação de seus fundadores. “O empreendedorismo no Brasil surge mais por necessidade do que por vocação. Muitos pequenos empresários foram motivados a abrir suas empresas pela crise ou pelo desemprego”, disse o economista.

Outro entrave para o segmento dos pequenos negócios, apontado por Pina, é a baixa produtividade. Ele exemplificou o fato citando dados do IBGE: as micro e pequenas empresas do varejo respondem por 50% dos empregos e 35% do faturamento. “Se metade do salário é pago por este grupo, mas pouco mais de um terço do faturamento vem de lá é porque a produtividade é baixa”, concluiu o economista.

Como alternativa para as MPEs, Pina aponta o investimento em tecnologia acessível. “As soluções dirigidas às micro e pequenas empresas, de um modo geral, precisam ser baratas, pois o Brasil é um país pobre”, finalizou o consultor.

Mediado pelo apresentador da TV Bahia, Fernando Sodake, o painel contou também com a presença de Igor Marchesini, diretor da startup SumUp. O jovem empresário baiano deu um exemplo de case de sucesso tendo como público-alvo o pequeno empresário.   Sua empresa trouxe ao Brasil o mPos, um leitor de cartão de crédito sem mensalidade, voltado às empresas que não tinham acesso à operação com cartão de crédito tradicional, devido ao alto custo envolvido.

Também participou do debate o gerente de Acesso a Crédito e Serviços Financeiros do Sebrae, Vítor Lopes. Ele aconselhou o pequeno empresário a ficar atento quanto à modalidade de crédito mais adequada ao seu negócio e à situação. “É muito importante encontrar o crédito certo. Se usa o giro, que é para o dia a dia, para fazer uma reforma, vai ter problema”, alertou.  Lopes também informou sobre o projeto Quinta do Crédito, que reúne, sempre às quintas-feiras, na Casa do Comércio, representantes de instituições financeiras e do Sebrae,  prestando atendimento especializado e com taxas diferenciadas.