FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Contadores participam de evento sobre Inteligência Artificial e inovações fiscais na Casa do Comércio

Eventos, Sistema Comércio
15 de abril de 2025
Contadores participam de evento sobre Inteligência Artificial e inovações fiscais na Casa do Comércio

Com foco na inovação e atualização dos profissionais da contabilidade, o Sistema Comércio BA, em parceria com CRC BA e Sescap BA, promoveu o Café com Contadores na manhã desta terça-feira (15/4), no Espaço Mário Cravo, 3º andar da Casa do Comércio. O evento também contou com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Sefaz BA.

Na abertura, o 2o vice-presidente da Fecomércio BA, Geraldo Cordeiro, representando o presidente Kelsor Fernandes, deu as boas-vindas aos convidados, ressaltando a importância da “relação de confiança e parceria entre a Federação e seus sindicatos empresariais filiados com a classe contábil” .

Um dos principais destaques foi o painel “Convenção Coletiva e Inteligência Artificial”, apresentado por Fernando Bueno, diretor-executivo da GRTS Contábil, e Uirá Menezes, CEO da GRTS Digital. Os especialistas abordaram os impactos da IA no setor contábil e apresentaram a Inteligência Artificial “Norma”, específico para questões trabalhistas e contábeis.

Renan Brandão, gerente jurídico da Fecomércio BA, discorreu sobre a importância da atuação dos contadores no cumprimento das convenções coletivas de trabalho, além de ter testado a nova ferramenta de IA com questões ligadas a contribuição assistencial, aumento salarial, entre outros. “Como entusiasta da tecnologia, ressalto que a nova ferramenta chega para dar segurança e celeridade às empresas “, disse Renan.

Na sequência, houve a apresentação do Clube Fecomércio, seguida por uma série de palestras da Sefaz-BA. Carlos Maurício de Sena Cova explicou os mecanismos de normatização do Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e). Em seguida, Eduardo Min Soo Jung abordou as malhas fiscais eletrônicas, destacando ferramentas digitais de monitoramento e fiscalização. Fechando o ciclo de palestras, Félix Mascarenhas e Moisés Pirôpo discutiram os canais de atendimento da Sefaz e suas melhorias.