FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

COORDENADORES DOS CURSOS DE VALORIZAÇÃO SOCIAL DO SESC REÚNEM-SE EM SALVADOR

Comércio
15 de maio de 2021

O Sesc Piatã sediou esta semana, de 5 a 9 de outubro, o Encontro dos Coordenadores dos Cursos de Valorização Social do Sesc. Profissionais de 23 estados estiveram reunidos em Salvador, participando de uma programação de palestras, oficinas, mesas-redondas e visitas às comunidades atendidas. Promovidos desde a criação do Sesc, em 1946, os cursos de valorização social são gratuitos e visam gerar oportunidades de trabalho, melhoria da renda familiar e inclusão social. As opções envolvem trabalhos manuais, culinária, apresentação pessoal, corte e costura, além de cursos que atendam a demandas locais.

 

O objetivo do Encontro foi a qualificação conceitual de questões que perpassam o universo desses cursos realizados nos Departamentos Regionais Sesc. Além da troca de experiências que enriqueçam a proposta pedagógica da atividade que atende, sobretudo, ao público de baixa renda. Entre os palestrantes, os profissionais do Sesc, Beatriz Viana (Departamento Nacional) e Jairo Gomes (Sesc Bahia), o professor e mestre Fernando Moraga, o executivo do Sebrae, David Carneiro, e a cabeleireira Negra Jhô, famosa pelo seu trabalho com penteados afro.

 

Na cidade anfitriã do encontro, o Centro de Formação Artesanal, localizado no Centro Histórico, é a unidade responsável pelo segmento. “Essa atividade faz parte do Plano de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc, um acordo firmado com o Governo Federal em 2009. Para ampliar a nossa capacidade de atendimento, também trabalhamos em parceria com outras instituições e comunidades, que cedem espaço físico para realização dos cursos”, explica o diretor regional do Sesc, José Carlos Boulhosa Baqueiro.

 

Em 2014 foram realizadas aproximadamente 68 mil inscrições nos cursos de valorização social no Brasil, o que representa um acréscimo de 40,25% comparado ao último triênio.