FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

É lançada a 8ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados

Comércio
15 de maio de 2021

A nova edição do Ranking de Competitividade dos Estados é uma realização do CLP- Centro de Liderança Pública em parceria com a consultoria Tendências e a Economist Intelligence Group. O estudo analisa a capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal em 68 indicadores, agrupados em 10 pilares.

A Bahia ganhou 2 posições, passando de 22ª para a 20ª colocação no Ranking Geral das 27 unidades federativas, em comparação com o ano anterior. O Estado subiu 8 posições no quesito de Sustentabilidade Ambiental, mas caiu para o 26º lugar no campus da inovação e agora ocupa o penúltimo lugar, à frente só do Maranhão.

No pilar da Infraestrutura que buscou-se compilar indicadores para os principais segmentos da área, como rodovias, energia e telecomunicações, a Bahia regrediu 4 posições ficando em 15º lugar. A mesma regressão ocorreu no pilar de Capital Humano, representando a 24ª colocação no Ranking.

Assim como na edição anterior, São Paulo segue na primeira colocação no Ranking de Competitividade dos Estados. Da mesma forma, Santa Catarina permaneceu na segunda posição, Distrito Federal, na terceira e Paraná, na quarta. Os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, merecem destaque nesse ranking por terem sido os que mais ganharam posições em relação à edição de 2018.

O Ranking é um sistema de avaliação da administração pública e com isso, a população pode avaliar a gestão do seu estado e estimular os líderes públicos a buscarem inovações e melhorias nos pilares e indicadores avaliados.

Para saber mais sobre o Ranking de Competitividade 2019, baixe o relatório completo abaixo.