EM PARCERIA COM O SINPA, SENAC INAUGURA NÚCLEO DE ENSINO EM PAULO AFONSO
Reconhecida pelo seu potencial hidrelétrico e vocação turística, a cidade de Paulo Afonso, a 480 km de Salvador, conta agora com mais oportunidades de capacitação profissional para a comunidade. Através de uma parceria com o Sinpa (Sindicato Patronal do Comércio de Paulo Afonso e Região), o Senac inaugurou um espaço com salas de aula dirigidas ao Programa Jovem Aprendiz e aos cursos de capacitação para o comércio e turismo. No dia 24 de agosto, uma solenidade com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, da diretora regional do Senac, Marina Almeida, do presidente do Sinpa, Francisco de Assis, e do secretário de Turismo da cidade, Marlos Guerra, marcou a inauguração.
“Uma das metas da Federação é fortalecer os seus sindicatos e, sobretudo, a representação do empresário”, disse o presidente Carlos Andrade colocando a Fecomércio à disposição dos sindicatos filiados e prefeituras que queiram trabalhar juntos, como ocorreu em Paulo Afonso. O presidente do Sinpa, Francisco de Assis, reiterou o papel do Senac na formação profissional e também na orientação aos empresários no que diz respeito à Lei da Aprendizagem. “Agradecemos aos parceiros envolvidos nesta iniciativa, a Fecomércio, o Senac e a Prefeitura”, disse Assis.
O trabalho do Senac em Paulo Afonso começou em 2011 por meio das unidades móveis, que ofertaram cursos de Turismo e Hospitalidade durante dois anos. De acordo com o secretário, Marlos Guerra, a experiência do Senac Móvel revolucionou o comércio da cidade. “Após os treinamentos, observamos o surgimento de novos empreendimentos, como bares e lanchonetes, e tivemos melhorias na qualidade dos serviços de forma geral. O café da manhã dos hotéis, por exemplo, ficou mais diversificado”, apontou.
A diretora do Senac, Marina Almeida, se comprometeu em ampliar ainda mais o atendimento a Paulo Afonso com o regresso da unidade móvel. “Reitero o compromisso feito ao secretário de Turismo de trazer de volta o Senac Móvel Turismo & Hospitalidade , que entre 2011 e 2012 formou cerca de 1 mil alunos”, declarou.