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EM REUNIÃO DA CÂMARA DE TURISMO, GOL PLEITEIA REDUÇÃO DE ICMS PARA AMPLIAR VOOS NO ESTADO

Comércio
15 de maio de 2021

O diretor de Relações Institucionais da Gol, Claudio Neves, participou da reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET), no dia 18/10, quando falou da crise que atinge o setor aéreo e da importância dos acordos efetivados com os Estados para a redução da alíquota do ICMS do combustível das aeronaves. A reunião também anunciou os preparativos para o lançamento do voo direto, ligando Salvador a Montevidéu, no Uruguai, a partir de janeiro.

A Gol é a companhia líder em número de assentos com destino a Bahia, mesmo amargando uma redução de 50% desse montante de 2012 para cá. “Os motivos da diminuição no número de voos são os mesmos que afetam todo o mercado: alta do dólar, carga tributária excessiva e queda no fluxo de viajantes a negócios, que antes respondiam por até 70% da demanda”, disse o executivo.

Para voos domésticos, o ICMS, que varia de 25% a 12% entre os Estados, faz com que o combustível de aviação vendido no Brasil seja até 50% mais caro que em outros países. Diante dessa realidade, o executivo da Gol aposta na negociação com os governos estaduais em busca da redução de alíquota de ICMS. “A medida amplia a malha aérea, beneficia o turismo, tanto emissivo como receptivo, e a economia”, destacou Neves, declarando que na Bahia as negociações estão em andamento. No Nordeste, a Gol já possui acordos dessa natureza com quatro estados.

Divulgação no Uruguai – o voo direto entre Salvador e a capital uruguaia, que é inédito, promete movimentar o turismo emissivo e receptivo na alta estação. A expectativa por parte da CET é de que a rota permaneça em operação após o verão. “Para que isso ocorra, o trabalho de promoção turística da Bahia e o esforço das secretarias de Turismo são fundamentais”, aponta a coordenadora da CET, Avani Duran, dona de grande experiência no turismo receptivo.

Avani apresentou o plano de divulgação do voo, nos dias 17 e 18 de novembro, em Montevidéu. Estão programados eventos para a imprensa e agentes e operadores de viagens. Segundo a empresária, a Setur-BA veiculará anúncios publicitários no periódico El Pais e a equipe da Setur de Salvador se encarregará das visitas às agências para distribuir material de promoção da capital baiana e realizar ações de incentivo. Está previsto, conforme sugerido pela Gol, uma press trip com jornalistas uruguaios para Salvador.

 

 

O diretor de Relações Institucionais da Gol, Claudio Neves, participou da reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET), no dia 18/10, quando falou da crise que atinge o setor aéreo e da importância dos acordos efetivados com os Estados para a redução da alíquota do ICMS do combustível das aeronaves. A reunião também anunciou os preparativos para o lançamento do voo direto, ligando Salvador a Montevidéu, no Uruguai, a partir de janeiro.

A Gol é a companhia líder em número de assentos com destino a Bahia, mesmo amargando uma redução de 50% desse montante de 2012 para cá. “Os motivos da diminuição no número de voos são os mesmos que afetam todo o mercado: alta do dólar, carga tributária excessiva e queda no fluxo de viajantes a negócios, que antes respondiam por até 70% da demanda”, disse o executivo.

Para voos domésticos, o ICMS, que varia de 25% a 12% entre os Estados, faz com que o combustível de aviação vendido no Brasil seja até 50% mais caro que em outros países. Diante dessa realidade, o executivo da Gol aposta na negociação com os governos estaduais em busca da redução de alíquota de ICMS. “A medida amplia a malha aérea, beneficia o turismo, tanto emissivo como receptivo, e a economia”, destacou Neves, declarando que na Bahia as negociações estão em andamento. No Nordeste, a Gol já possui acordos dessa natureza com quatro estados.

Divulgação no Uruguai – o voo direto entre Salvador e a capital uruguaia, que é inédito, promete movimentar o turismo emissivo e receptivo na alta estação. A expectativa por parte da CET é de que a rota permaneça em operação após o verão. “Para que isso ocorra, o trabalho de promoção turística da Bahia e o esforço das secretarias de Turismo são fundamentais”, aponta a coordenadora da CET, Avani Duran, dona de grande experiência no turismo receptivo.

Avani apresentou o plano de divulgação do voo, nos dias 17 e 18 de novembro, em Montevidéu. Estão programados eventos para a imprensa e agentes e operadores de viagens. Segundo a empresária, a Setur-BA veiculará anúncios publicitários no periódico El Pais e a equipe da Setur de Salvador se encarregará das visitas às agências para distribuir material de promoção da capital baiana e realizar ações de incentivo. Está previsto, conforme sugerido pela Gol, uma press trip com jornalistas uruguaios para Salvador.