Embratur apresenta novas estratégias para o turismo nacional na Câmara do Turismo
Com a pauta voltada para a promoção do turismo brasileiro, a reunião da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA recebeu a presidente da Embratur, Tetê Bezerra, para debater as novas perspectivas do segmento. A Bahia se destaca no Nordeste como Estado que mais recebe turistas estrangeiros na região, chegando a 150 mil por ano, de acordo com dados da Embratur.
“A Bahia tem patrimônios culturais e naturais que possibilitam o fomento do turismo de sol e praia – já consolidado no Estado. Por outro lado, podemos ver uma carência no setor de eventos, feiras e congressos. As experiências de outras capitais têm sido de investir em centros de convenções, para atrair esse tipo de público que também é interessante para a promoção local”, disse Bezerra.
A presidente da Embratur também ressaltou o potencial da atividade turística para geração de empregos. Segundo a convidada, a cada dez empregos gerados, um é ligado ao turismo. “Alguns exemplos ao redor do mundo mostram países que superaram a crise financeira e econômica apostando no turismo, que gera renda e emprego”, comentou Tetê, acrescentando que é essencial que os governantes do âmbito municipal, estadual e nacional se articulem com ações que beneficiem o país.
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio, também esteve presente na reunião apresentando propostas para impulsionar a indústria turística. “Estivemos com os principais governantes e candidatos à presidência com objetivo de sugerir propostas que possam contribuir para o desenvolvimento do turismo no Brasil”.
O documento é uma iniciativa das principais entidades do setor de turismo, membros do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O arquivo pode ser consultado através do site www.cnc.org.br.