FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Fecomércio-BA apoia evento do Ministério da Transparência em Salvador

Comércio
15 de maio de 2021

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Fecomércio-BA, realizou encontro com empresários baianos para divulgar o Pró-Ética 2017, no dia 4 de abril, na sede da Federação. Recepcionado pelo presidente em exercício, Kelsor Fernandes, o ministro Torquato Jardim apresentou os critérios e benefícios do programa de fomento à integridade. Neste ano, o prazo para inscrições vai até 28 de abril.

 

O  evento, que vem percorrendo várias capitais, pretende fomentar a participação de novas empresas, além de destacar a importância da ética na relação de negócios entre os setores público e privado. “Esse programa tem o objetivo de ajudar ao empresário de qualquer setor e de todos os portes a conseguir um aditivo de credibilidade no mercado”, disse o ministro Torquato Jardim,  salientando que as empresas vencedoras, escolhidas para receber o selo, passam por três etapas de avaliação.

 

Kelsor Fernandes, presidente em exercício da Fecomércio-BA, ratificou o apoio da Federação a ações que enalteçam a ética empresarial e visem dirimir a corrupção no País. “Essa é uma iniciativa louvável do Governo Federal em tempos de crise como este que o Brasil atravessa. As empresas baianas devem aderir a esse projeto”, salientou.

 

O PROGRAMA – o Pró-Ética foi criado, em 2010, em parceria com o Instituto Ethos. A iniciativa, pioneira na América Latina, é um reconhecimento do Governo Federal – por meio do Ministério da Transparência – a empresas que, independente do porte ou ramo de atuação, investem em boas medidas de prevenção e combate à corrupção. Trata-se de um compromisso com a ética empresarial, assumido de forma voluntária pelas corporações, para colocar em prática medidas internas que reduzam a probabilidade de ilícitos e desvios.

 

Participação – O Pró-Ética 2016 registrou um recorde histórico de inscrições. No total, 195 companhias, de diversos portes e ramos de atuação, manifestaram interesse em participar da avaliação. O número foi 101% superior à edição de 2015. A lista final aprovou 25 empresas. As premiadas na última edição foram: ABB Ltda., 3M do Brasil, Alphatec S.A., Banco do Brasil, Banco Santander Brasil, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Chiesi Farmacêutica Ltda., Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Dudalina S.A., Duralex S.A., EDP Energias do Brasil, Elektro Redes S.A., Enel Brasil S.A., Granbio Investimentos S.A., ICTS Global, Itaú Unibanco, JLL Ltda., Microsoft Informática Ltda., Natura Cosméticos S.A., Neoenergia S.A., Nova/SB Comunicação Ltda., Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software S.A., Serasa Experian, Siemens Ltda. e Tecnew Informática.