Fecomércio-BA apresenta números do setor produtivo para Deputados em Brasília
Sob a coordenação da Fecomércio-BA, em parceria com as federações produtivas da indústria e da agricultura (Fieb e Faeb), além do Sebrae, foi apresentado aos deputados federais da Bahia, nesta quarta-feira, (21/08), em Brasília, dados da produtividade dessas entidades e sua importância para o desenvolvimento do País, com ênfase nos trabalhos no sistema S — braços sociais das federações.
A empreitada foi liderada pelo presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, que também é diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), num café da manhã no Restaurante Senac na Câmara dos Deputados.
“Os números demonstram a necessidade das ações do sistema S por todo Brasil e, em especial, na Bahia, onde queremos ampliar o diálogo e as parcerias com a bancada federal, no engajamento de um trabalho que beneficia milhares de pessoas”, pontuou Andrade.
Com o compromisso de fortalecer a atividade produtiva, valorizando as ações do sistema S, o coordenador da bancada baiana, deputado Daniel Almeida (PC do B), destacou a construção de uma agenda positiva com as federações, que se reuniram pela primeira vez para apresentar um balanço.
“É bom ter aqui as representações do sistema S, porque o parlamento é o espaço do debate, da formulação de políticas, definição de lei e ações, junto com a sociedade e o setor, para garantir que instituições como essas que compõem o sistema S possam ter suas atividades reconhecidas e fortalecidas”, afirmou.
Participaram da iniciativa o diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda; o diretor executivo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Vladson Menezes; o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins e o do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, que afirmou que a proximidade com o Sistema S é fundamental para formular políticas públicas de fortalecimento do País.
Entre os parlamentares, estiveram presentes as deputadas Alice Portugal (PC do B) e Lídice da Mata (PSB) e os deputados, Joseildo Ramos (PT), João Carlos Bacelar (PL), Jorge Solla (PT), Afonso Florence (PT), José Nunes (PSD) e Zé Neto (PT).
Números no estado da Bahia – base 2018
• Fecomércio-BA
92 mil beneficiados pelo Mesa Brasil e mais de 40 mil participações em ações esportivas
25 mil atendimentos odontológicos e 38 mil alunos matriculados, sendo 25 mil com gratuidade
90 mil matrículas, com 110 mil atendimentos nos restaurantes-escola e eventos
• Faeb
152 mil pessoas atendidas em mais de 300 municípios
247 turmas de programas técnicos e 2223 propriedades atendidas
• Fieb
6533 empresas atendidas em todo estado e 75 mil matrículas na educação profissional, sendo 18 mil com gratuidade
• Sebrae
81% que se formalizaram após adesão aos projetos; mais de 610 mil atendimentos a pequenos negócios; 45 missões empresariais e 137 novos líderes formandos pelo Liderar o Futuro