FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

FECOMÉRCIO-BA E ABI ABREM AS HOMENAGENS AO CENTENÁRIO DE JORGE CALMON

Comércio
15 de maio de 2021

 

A Fecomércio-BA e a ABI (Associação Bahiana de Imprensa) abriram na noite de segunda, 1º de junho, exposição de fotos alusivas ao centenário do jornalista Jorge Calmon (1915-2006), no foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio. A inauguração da mostra, que permanece no local até o dia 10 de junho, também marcou a celebração do Dia da Imprensa (1º de junho). Os anfitriões do evento,  presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, e o presidente da ABI, Walter Pinheiro, recepcionaram convidados como o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Inaldo Araújo, o ex-governador Roberto Santos, o presidente do IGHB, Eduardo Moraes de Castro, o deputado estadual Aderbal Caldas, representando o Poder Legislativo; o secretário municipal Pedro Godinho, os jornalistas Samuel Celestino e Sérgio Matos, a diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Myriam Fraga, a superintendente do Acbeu, Athiná Leite, familiares do homenageado, dentre outros mais.

 

Em seu discurso, Carlos Andrade resgatou a memória do coronel Pedro Calmon, pai de Jorge, comerciante e produtor rural, e seu conterrâneo da cidade de Amargosa. “Um homem de reconhecida idoneidade, que virou sinônimo de moeda numa época de recessão monetária no Brasil. Ele fabricava vales que eram entregues como pagamento a pequenos comerciantes”, contou. O presidente da ABI destacou o mérito dessa homenagem pelos “60 anos de atuação de Jorge Calmon na imprensa baiana, dos quais 47 como redator chefe do jornal A Tarde”. Jorge Calmon Filho, um dos seis filhos do homenageado, disse que seu pai foi um “catalizador de pessoas e  de cultura” ao criar ou ajudar a manter ativa diversas instituições a exemplo do IGHB, Osid – Obras Sociais Irmã Dulce e Fundação José Silveira.

 

Os curadores da mostra, jornalistas Valter Lessa e Luis Guilherme Pontes Tavares, selecionaram 20 imagens que fazem uma síntese da trajetória do Doutor Jorge Calmon, como era conhecido. Dentre as fotos estão as que o mostram em Hollywood (EUA), em 1956, com Henry Fonda e Tony Perkins; em Londres, em 1960, durante recepção oferecida pela BBC a jornalistas brasileiros; e entrevistando o presidente Getúlio Vargas, em 1943, no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador .