Fecomércio BA, Secovi BA e Tribunal de Justiça da Bahia assinam Acordo de Cooperação para implantação de Cejusc Imobiliário em Salvador
Na manhã desta terça-feira (29/10), durante a abertura das Semanas Estadual e Nacional de Conciliação, o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, e a presidente do TJ-BA, Desembargadora Cynthia Resende, assinaram Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Cejusc Imobiliário em Salvador. A parceria une o Tribunal, a Fecomércio BA e o Secovi BA (Sindicato da Habitação) no projeto de implantação de um Centro de Solução Consensual de conflitos na área imobiliária. A iniciativa contou com a articulação da CBACSI – Câmara Baiana de Comércio e Serviços Imobiliários da Fecomércio BA, coordenada pelo empresário Roque Bittencourt Lopes.
A conciliação é um método alternativo que visa dar celeridade à resolução de conflitos, com menos desgaste e evitando custos desnecessários. “A partir da análise de experiências bem-sucedidas de centros de conciliação implementados em outras capitais, levamos o pleito à Desembargadora Marielza Brandão, coordenadora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos). Como grande entusiasta da conciliação, meio essencial para evitar a judicialização, Dra. Marielza nos deu todo apoio para concretizar essa parceria”, declara o presidente Kelsor Fernandes.
O acordo prevê como responsabilidade do Tribunal a capacitação dos mediadores para atuarem nas sessões referentes às demandas imobiliárias, enquanto a Federação e o Secovi BA serão responsáveis pelas instalações do futuro Cejusc.