Fique por dentro de tudo que vai acontecer na FLIPELÔ 2025

Programação completa em www.flipelo.com.br
Pelo 9º ano consecutivo, o Centro Histórico de Salvador torna-se a morada da literatura, que se une às outras artes e proporciona um grande encontro cultural na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que acontecerá de 6 a 10 de agosto, com uma programação 100% gratuita. O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc BA.
O homenageado desta edição é o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes, que integrou a Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi grande amigo de Jorge Amado. A abertura da festa literária acontecerá no dia 6, às 19h com o musical “Os dias bem- amados: vida e obra de um autor baiano”, dirigido pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares, no Palco FLIPELÔ, no Largo do Pelourinho.
O evento
A FLIPELÔ 2025 irá promover uma ampla programação com centenas de atividades. Nos cinco dias do evento são esperadas cerca de 250 mil pessoas que transitarão pelos mais de 150 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Esses espaços abrigarão a programação oficial da festa e a ‘FLIPELÔ Mais’, programação alternativa criada por espaços públicos e privados do Centro Histórico.
O que vai acontecer
A programação oficial contará com a participação de 352 escritores nacionais e 8 internacionais que se apresentarão em mesas de debates, bate-papos, lançamentos de livros, saraus de poesia, recitais, slans, rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais e musicais, shows, exposições de arte, e em uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas.
Teatro Sesc-Senac Pelourinho
O Teatro Sesc-Senac Pelourinho é um dos espaços culturais mais importantes do Centro Histórico de Salvador. Alia uma estrutura moderna a uma ambientação histórica. Possui um teatro e uma arena que serão palcos de atividades da FLIPELÔ. Mesas, bate-papos, as discussões variadas e profundas sobre autores, suas obras, e sobre os caminhos da literatura brasileira. Destacamos entre os que estarão na programação a jornalista Flávia Oliveira, o escritor e a ator Lázaro Ramos e a escritora Lilia Schwarcz.
Fundação Casa de Jorge Amado e Palco FLIPELÔ
A Fundação Casa de Jorge Amado, instituição responsável pela realização da FLIPELÔ, estará aberta gratuitamente ao público durante todos os dias, e vai abrigar uma rica programação com bate-papos e saraus poéticos do Terreiro de Poesia – #AVOZEDITA no Teatro Café Zélia Gattai; e oficinas de escrita e acessibilidade na Sala James Amado.
O Palco FLIPELÔ, no Largo do Pelourinho, vai receber shows, entre eles Gerônimo & Banda Monte Serrat e a Orquestra Afrosinfônica.
Pela primeira vez, bate-papos serão realizados no Palco FLIPELÔ, no final de tarde (17h), contemplando a paisagem histórica do Pelourinho. A estreia desse formato será na sexta-feira (dia 8) com o professor e escritor Luiz Antônio Simas, a conversa será sobre samba, sonoridade que nasceu na Bahia e virou identidade nacional. Já no sábado (dia 9), será com o escritor Rafael Montes que vai conversar sobre novelas no passado e o no presente, conectando com o homenageado Dias Gomes.