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FÓRUM REÚNE TODO O CORPO PEDAGÓGICO DO SENAC BAHIA DURANTE DOIS DIAS

Comércio
15 de maio de 2021

Nos dias 22 e 23 de julho, mais de 300 profissionais do Senac, entre gestores e instrutores de educação profissional, estiveram reunidos no XIV Fórum de Educação Profissional, no Teatro Sesc Casa do Comércio. O encontro anual tem a proposta de contribuir para a atualização da prática pedagógica do corpo docente do Senac atuante em todo o Estado, nas unidades físicas ou móveis.

 

O tema do fórum foi “Novos destinos, um só caminho: o conhecimento”, englobando palestras relacionadas ao planejamento educacional, o papel do professor e as possibilidades do ensino. “O nosso Programa de Educação Corporativa visa à reciclagem de conhecimentos de forma lúdica e inovadora. Esta edição do evento também agregou painéis sobre duas novidades da instituição, o novo sistema acadêmico e o portal EAD”, explicou a diretora regional do Senac, Marina Almeida.

 

Educadores reconhecidos nacionalmente participaram da programação que foi aberta pelo professor César Nunes, da Unicamp, doutor em Filosofia e História da Educação. Discípulo do mestre Paulo Freire, César encantou a plateia com uma palestra motivacional, responsável por trazer à tona reflexões sobre a pedagogia brasileira, o processo de aprendizagem e os desafios do educador na era da tecnologia.

 

“Nós, educadores, devemos ter a perspectiva de que temos que aprender com os novos tempos, os novos sujeitos e diretrizes da sociedade. A escola é filha do seu tempo e da sociedade, pois são deles que tiramos a sua função social”, disse Nunes, que teceu críticas às influências militares e jesuítas que ainda permeiam a educação, defendendo uma cultura humanista e menos autoritária nas escolas. “Não adianta uma escola se modernizar na estrutura e na sala de aula e ainda manter uma pedagogia de idade média”, completou ele, que também se mostrou contrário ao excesso de avaliações do ensino brasileiro.

 

Sobre o papel da educação profissional, o palestrante lembrou que “o trabalho também educa, uma vez que pode ser um elemento educador quando articulado a uma dimensão ética, estética e política”.  “Todo mundo é capaz de aprender tudo, o saber está no método e não na alma humana. O Senac tem que desenvolver isso no seu DNA”, aconselhou Nunes aos educadores da instituição.