FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

INTEGRAÇÃO ENTRE GOVERNO E EMPRESÁRIOS DEU A TÔNICA DA MISSÃO À ITÁLIA

Comércio
15 de maio de 2021

O presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, retornou entusiasmado de Milão (Itália), no dia 9 de outubro, onde participou da Missão do Governo e Empresários da Bahia à Itália, juntamente com o governador do Estado, Rui Costa, o presidente da Fieb, Ricardo Alban, secretários de Estado, Jorge Hereda, Manuel Mendonça e Nelson Pellegrino, e demais representantes da Fieb e Governo da Bahia.

Para Carlos de Souza Andrade, a ida do governador fez a diferença. “Já participei de outras missões, mas esta foi a primeira vez com a presença do governador. A integração entre a representação empresarial e do Governo, além do apoio da Embaixada, na pessoa do embaixador Paulo de Andrade Pinto, foi fundamental para o sucesso das atividades de divulgação da Bahia e prospecção de negócios”, disse.

De lá trouxe na bagagem contatos de empresários da Lombardia – região italiana cuja capital é Milão− interessados em investir na Bahia. “Tive reuniões com representantes do setor de comércio de serviços, a exemplo da Valente & Partners, e-Plataform e Cyrius Consulting. Todos interessados em investir no Estado e aproveitar as propostas de PPPs com o Governo. O primeiro contato já foi feito. Agora vamos aguardar”, contou.

Da programação da viagem, o presidente da Fecomércio-BA destacou o Seminário de Oportunidades de Investimentos no Estado, a visita à Universidade Politécnica de Milão ─onde conheceu o modelo de integração Escola-Centro Tecnológico-Empresa e os projetos da Galeria dos Ventos e do Laboratório de Energia─ e o Dia da Bahia, realizado durante a Expo Milão. “Milão é a maior cidade industrial da Itália. A Promos (Empresa Especial da Câmara de Comércio de Milão), que tem como foco o desenvolvimento das MPEs, funcionou como articuladora de todas as atividades”, disse.

 

Bahia na Expo Milão

Parte da programação da Missão, o Dia da Bahia, realizado no dia 6, na Expo Milão, teve o objetivo de reforçar  a promoção do Estado como destino turístico na costa brasileira, além da economia baiana, como oportunidade para empresários do mundo inteiro, que participaram do evento.

No estande da Bahiatursa, o forrozeiro Adelmário Coelho e apresentações de capoeira mostraram ao público um pouco da cultura da Bahia. O Estado é destaque no Pavilhão Brasil, que ocupa mais de quatro mil metros quadrados e recebe uma média de 15 mil visitantes por dia durante a feira.

“A Expo Milão é a maior feira de turismo do mundo, aqui estão turistas, empresários e todo tipo de instituição ligada ao setor. A Bahia está presente para mostrar sua beleza, sua cultura e seu povo”, comentou o governador Rui Costa. A Expo Milão 2015 prossegue até 31 de outubro. São esperadas mais de 20 milhões de pessoas.