Missão França: Sistema Comércio BA visita principais institutos franceses de educação
A França sediou a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills. E o Sistema Comércio Bahia estava lá, para prestigiar os competidores brasileiros e fazer benchmarking nas principais escolas técnicas de Lyon.
A começar pelo Institut Lyfe, escola de excelência internacional na área de Hospitalidade. O Instituto se destaca pelas pesquisas e inovação em Gastronomia graças a um método pedagógico baseado em projetos, onde os alunos enfrentam desafios reais do setor, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a inovação.
O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, contou sobre a rica experiência. “Queria aqui agradecer ao nosso presidente da CNC, José Roberto Tadrus, ao nosso diretor-geral do Senac, Marcus Fernandes, a oportunidade de estar aqui e conhecer o que é feito na França. Aprendemos muito em termos de educação profissional. Agora é tirar os proveitos e aplicar nos nossos regionais, no nosso Senac”.
Para traçar novas ideias e a inovação, a delegação foi até o Campus Région du Numérique, o centro de qualificação em carreiras digitais que busca ser uma vitrine da indústria do futuro. O destaque foi para o estilo de aula não convencional, onde os alunos aprendem por meio de um método horizontal, baseado na colaboração entre pares.
O grupo também visitou o Pole Pixel, centro dedicado ao desenvolvimento e à inovação em mídia digital, jogos e entretenimento. Lá, empresas e startups trabalham em áreas como jogos, animação e realidade virtual. Durante a visita, além de conhecerem profissionais e representantes de empresas que atuam no local, o grupo assistiu a uma palestra sobre produção audiovisual e cinema.
Os dirigentes do Sistema Comércio visitaram a Emlyon Business School, uma das principais instituições de ensino superior em negócios da Europa. A escola oferece uma ampla gama de programas acadêmicos, incluindo cursos de graduação, pós-graduação, MBA e doutorado com foco em formação empresarial e desenvolvimento de liderança.
Enquanto isso, outro grupo foi ao Gaming Campus. A visita ocorreu no momento exato em que os alunos eram desafiados com seus projetos de conclusão de curso. A escola, desde 2019, adentra áreas de programação, criação 3D, marketing e passa até por VFX para atender a indústria cinematográfica.
A ida a Lyon reuniu diversos regionais do Brasil, entre eles Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. A vibração era motivada pela torcida aos competidores brasileiros, que deram um show na WorldSkills. 2024 marcou a maior e melhor campanha do Senac nesse grande torneio — tendo como resultado uma medalha de ouro na ocupação de Cabeleireiro, uma medalha de prata em Cuidados de Saúde e Apoio Social, e duas medalhas de excelência — uma em cozinha e outra em florista.
Segundo a diretora do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, a missão França ficará para sempre na memória. “Como educadora, como profissional do Senac e, principalmente, como ser humano, é incrível poder acompanhar a juventude de mais de 50 países vibrando pela educação profissional. O meu desejo é poder levar esse mesmo sentimento para o nosso Brasil”, disse.
A trajetória do Sistema Comércio BA, no entanto, não terminou na competição. Juntos, o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, a diretora regional do Senac, Ana Rita Andrade, e a diretora de educação, Carla Alessandra Spínola firmaram acordos com dois liceus franceses. As escolas, localizadas em Paris e Tarbes, no sul da França, assinaram convênios de intercâmbio junto ao Senac para promover a troca de experiência entre alunos e instrutores da área de gastronomia.
Com isso, o Senac fortalece seu compromisso com a excelência por meio de parcerias bilaterais com a França, unindo tradição e inovação para a formação profissional de destaque internacional.