FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Mulher+Comércio: Painel aborda importância do associativismo para impulsionar empreendedorismo feminino

Eventos, Sistema Comércio
29 de novembro de 2024
Mulher+Comércio: Painel aborda importância do associativismo para impulsionar empreendedorismo feminino

Último dia do evento realizado pelo Sistema Comércio BA e Sebrae contou ainda com palestra sobre inteligência financeira e futuro dos negócios.

O associativismo como mola propulsora do empreendedorismo feminino. Esse foi o tema abordado pelo painel “Associativismo e Empreendedorismo em Rede”, na tarde de quinta-feira (28/11), último dia do evento Mulher+Comércio, realizado pelo Sistema Comércio BA -Fecomércio, Sesc e Senac- e Sebrae. Nos dias 27 e 28/11, cerca de 3.500 pessoas passaram pelo evento, realizado na Casa do Comércio.

A plateia formada, em sua maioria, por mulheres empreendedoras marcou presença no Teatro para acompanhar as falas das empreendedoras Najara Black, da empresa N’Black, e Liu Berman, empreendedora e fundadora da Coreto Criativo, e do professor e especialista no tema, Alsones Balestrin. O painel foi mediado pela empresária e coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio BA, Ana Carolina Alonso, uma entusiasta do associativismo, que levantou questionamentos e provocações sobre o tema.

Ao compartilhar sua trajetória empreendedora de 19 anos, Najara Black evidenciou como a atuação em rede contribuiu para o crescimento da sua loja, que tem foco em moda afro-brasileira. Abordando também os desafios das mulheres negras empreendedoras, ela fez uma analogia entre o processo colaborativo e o aquilombamento. “Essa atuação nos permite fortalecer nossos negócios de forma colaborativa. Temos a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências. Cooperação é sinergia e, quando trabalhamos juntos, todos têm oportunidade de crescer”, apontou.

Liu Berman, que tem 20 anos de atuação com empreendedorismo criativo, afirmou que a colaboração sempre foi a tônica dos seus negócios. “Empreender em rede é uma oportunidade que temos para compartilhar recursos e conhecimento. E é uma forma de conectar pessoas diversas, com pensamentos e ideias diferentes da sua, mas com objetivos comuns de realizar uma construção coletiva”, disse.

Alsones Balestrin cravou que: “Nenhum projeto extraordinário se constrói sozinho”. Ele defendeu que grandes realizações têm base na colaboração, na formação de rede e na cooperação. Nesse sentido, Balestrin destacou a importância do acesso a conhecimento e capacitação. “É importante reforçar que cooperação não é altruísmo. Há um interesse comum das pessoas que atuam em rede em crescer e ser mais fortes. Essa visão precisa ser clara e objetiva e a abordagem do tema em eventos de capacitação é fundamental para disseminar esse conceito”, concluiu.

Futuro dos negócios e inteligência financeira

A palestra que fechou com chave de ouro o Mulher + Comércio contou com uma apresentação da especialista nas áreas de negócios, tendências e inovação, Martha Gabriel, que abordou o tema “O Futuro dos Negócios”. Ela analisou as revoluções tecnológicas ao longo da história e destacou o processo de aceleração contínua das novas tecnologias no mundo contemporânea.

Martha Gabriel pontuou a necessidade de analisar as tendências para previsão de cenários, e citou exemplos sobre muitos avanços que foram previstos e antecipados ao longo da história. “Temos letramento em passado, mas não em futuro. E é importante reforçar que futurismo é método, e não adivinhação. E não se pode construir o futuro sem colaborar. Precisamos que o conhecimento seja agregado de forma multidisciplinar”, indicou.

Inteligência financeira foi o tema abordado pela empresária, escritora, administradora, Nathalia Rodrigues, conhecida como Nath Finanças. Aos 25 anos, ela já é uma das vozes mais relevantes do Brasil quando o assunto é educação financeira prática e acessível. Nath levou ao público a sua forma objetiva e didática para falar sobre finanças, um dos temas de maior desafio no mundo dos negócios.

 

Capacitação

Ao longo de dois dias, o Mulher+Comércio teve como objetivo promover a capacitação em gestão de negócios, abordando temáticas como marketing digital, inteligência digital, associativismo, entre outras. Empresárias e potenciais empreendedoras que desejam atuar no setor de comércio de bens, serviços e turismo tiveram acesso a palestras, painéis, oficinas do Sebrae e do Senac, além da oportunidade de fazer networking.

O evento foi também pautado por inclusão, acessibilidade e práticas ESG em sua realização, disponibilizando ainda audiodescrição em todas as suas atividades. Na noite de quinta-feira (28), o público presente ainda contou com uma emocionante apresentação musical promovida pelo Instituto de Cegos da Bahia.