FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Natal Solidário, do Sistema Fecomércio-BA, ultrapassa arrecadação de 2018 e atinge 56 toneladas

Comércio
15 de maio de 2021

O Natal Solidário 2019, promovido pelo Sistema Fecomércio-BA, arrecadou 56 toneladas de donativos, durante as ações realizadas na capital e no interior do estado da Bahia. Com o mote “Fazer o bem é bom demais”, a campanha foi aberta oficialmente no dia 1° de novembro, com uma celebração presidida pelo Bispo Dom Marco Eugênio, na Casa do Comércio.

O projeto conta com a parceria do Sesc, Senac e Sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, dos principais shoppings do estado, além de universidades.

O Natal Solidário arrecadou alimentos não perecíveis, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal como: sabonetes, fraldas, toalhas, escovas e cremes dentais, além de brinquedos infantis. Cerca de 300 instituições, na capital baiana e interior do Estado, foram beneficiadas com os donativos que foram doados durante a campanha.

Em Salvador, instituições parceiras foram contempladas com as entregas de donativos e presentes para crianças. Entre elas: Instituto de Cegos da Bahia, Abrigo para Idosos São Gabriel e a Creche Béu Machado, além da instituição de caridade Lar Irmã Maria Luiza, Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci) e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

No interior, cidades como Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Juazeiro e Teixeira de Freitas também tiveram algumas instituições contempladas.

Em 2018, a Campanha alcançou um total de 50 toneladas de donativos arrecadados. Ao longo dos seis anos de campanha, já foram arrecadadas mais de 145 toneladas de donativos. O resultado positivo deve-se ao alcance do projeto no interior. Municípios como Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus também estão no circuito.

Ações Sociais

O Natal Solidário envolve uma série de programações voltadas para crianças e idosos ligados a instituições sociais baianas. A primeira delas, em parceria com o Sicomércio Camaçari, foi o espetáculo infantil “Ou Isto Ou Aquilo”, da Escola Educação Maior, de Camaçari, junto com o Coral Infantil da Escola Sesc Zilda Arns. Os ingressos foram trocados por uma lata ou pacote de leite em pó.

Em seguida, três toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadadas em uma ação em parceria com o Natal Sem Fome, do projeto Ação Cidadania, e a Arena Fonte Nova. Os donativos foram trocados por ingressos para o jogo entre Bahia e Juventude, pelo Campeonato Baiano Feminino 2019.

Iniciando as ações de dezembro, durante a campanha, o estilista carioca Diego Rodrigues, idealizou o projeto social de desfile de moda infantil “Diego Rodrigues Fashion Show”, com a intenção de proporcionar a crianças carentes uma oportunidade de se tornarem modelos. O evento, que aconteceu no dia 8 de dezembro, arrecadou 300kg de alimentos entre os presentes.

Outra iniciativa em benefício da solidariedade, foi uma programação realizada em parceria com a Arena Fonte Nova, voltada para toda a família. Dentre os serviços de recreações infantis com o Papai Noel e o Estrelito (o mascote da Campanha), peças teatrais, oficinas de artesanato e gastronomia alegraram a noite dos convidados.

Entregas

Algumas instituições parceiras também foram beneficiadas com as entregas de donativos e presentes. Entre elas, o Instituto de Cegos da Bahia, no bairro Barbalho, Abrigo para Idosos São Gabriel, na praia da Boa Viagem, e a Creche Béu Machado, no bairro Boca do Rio.

Criada em 2013, a campanha Natal Solidário vive em constante crescimento. O projeto recebeu doações de roupas, alimentos não perecíveis, brinquedos em bom estado e materiais de higiene, que foram distribuídos entre mais de 100 entidades baianas que dão assistência a crianças e idosos. O Mesa Brasil Sesc ─ programa que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos através de uma rede de parceiros ─ é responsável pela logística de entreg das doações.