FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

O aumento da SELIC e a necessidade urgente de uma Reforma Administrativa ampla

Economia, Sistema Comércio
13 de novembro de 2024
O aumento da SELIC e a necessidade urgente de uma Reforma Administrativa ampla

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a SELIC de 10,75% para 11,25% ao ano. A Fecomércio BA avalia essa decisão do Banco Central de forma negativa. Embora compreenda a relevância da política monetária para controlar a inflação, a entidade considera que o aumento da SELIC é um remédio amargo para a economia, afetando o consumo das famílias e os investimentos empresariais, o que resultará em um crescimento muito mais lento para o país em 2025.

A Fecomércio BA observa que esse aumento da taxa de juros reflete o estado febril da economia, ou seja, trata-se de uma consequência, não a causa dos problemas. Os empresários e a sociedade como um todo estão cansados desta forma de condução do controle inflacionário. Nesse contexto, a entidade reitera a necessidade de uma ação imediata por parte do governo, com foco na redução dos gastos públicos para alcançar o equilíbrio fiscal. Mesmo com a atual arrecadação em níveis recordes, o déficit das contas públicas persiste, resultado de um aumento significativo nas despesas governamentais, o que gera insegurança entre os empresários e eleva a demanda por prêmios mais altos na aquisição de títulos públicos.

Precisamos de uma Reforma Administrativa ampla e imediata, precisamos diminuir o tamanho do Estado com revisão dos cargos e salários, eliminação de privilégios e de gastos ineficientes.