PREFEITURA DE SALVADOR, FECOMÉRCIO-BA E FIEB LANÇAM A SALVADOR NEGÓCIOS
Uma agência de atração de investimentos para a capital baiana gerida pela Prefeitura e a ABGC (Associação Baiana para Gestão Competitiva), com apoio da Fecomércio-BA e da Fieb. Essa é a proposta da Salvador Negócios, lançada nesta segunda-feira (6), na Casa do Comércio, com a presença do prefeito ACM Neto e de representantes das instituições que participam da iniciativa, entre os presidentes da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, da Fieb, Ricardo Alban, e da ABGC, Jorge Cajazeira.
“Diante da fase de insegurança político-econômica instalada no país, encontramos neste projeto uma oportunidade de resgate da autoestima empresarial e de estímulo para realização de novos investimentos”, declarou o presidente da Fecomércio-BA, acreditando que a união de forças entre poder municipal e setor produtivo é o passo inicial para ajudar Salvador. O prefeito ACM Neto explicou que a Salvador Negócios, uma de suas promessas de campanha em 2012, terá todo apoio da gestão pública, mas terá forte participação da iniciativa privada, principalmente no trabalho de prospecção.
Responsável pela formatação do projeto, a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador, Andrea Mendonça, apontou entre as áreas promissoras para a atração de investimentos a economia criativa, a tecnologia e inovação e a indústria limpa. “Vamos ser um balcão para trazer o empresário para Salvador”, disse a secretária.
A Salvador Negócios visa melhorar o ambiente de mercado na cidade, promovendo, articulando, prospectando, fortalecendo e ampliando oportunidades de investimentos nacionais e estrangeiros. Um convênio foi firmado entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedes), e a ABGC para instituição da unidade de negócios, que funcionará na própria associação. A Prefeitura será o braço do poder público na entidade, apoiando medidas que atraiam novos negócios, gerando emprego e renda para a população local.
Caberá à Salvador Negócios o papel de animar uma rede de organizações e atores envolvidos na ampliação do volume de empresas no município. Será, portanto, uma porta de entrada de empresas que pretendam se instalar na cidade. As ações da unidade serão voltadas à atração de investimentos, promoção comercial de Salvador como um destino para se investir, fortalecimento do ambiente de negócios e criação de uma inteligência de mercado (banco de informações socioeconômicas, legais e mercadológicas).