Presentes para o Dia das Mães têm preços menos salgados do que em 2023, aponta a Fecomércio-BA
Média da alta de preços de itens escolhidos pela Fecomércio-BA é de 0,57% contra 10,05% do ano passado
Com base nas informações mais atualizadas do IPCA-15, do IBGE, a Fecomércio-BA selecionou 23 potenciais produtos do comércio que podem ser comprados de presente para o próximo Dia das Mães, no dia 12 de maio. A alta média desses itens na Região Metropolitana de Salvador é de 0,57% no acumulado dos últimos 12 meses, sendo que no mesmo período do ano passado, a variação ponderada desse grupo foi de 10,05%, um sinal claro de desaceleração.
“Alguns produtos ligados a área de eletrônicos e eletrodomésticos chamam a atenção pela deflação no período, com destaque para o televisor que aponta queda de 10,18%, seguido da máquina de lavar com recuo de -6,62% e computador pessoal com variação negativa de 6,55%”, conta o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Além de preços mais baixos do que o visto um ano antes, em média, o crédito para aquisição desses produtos está mais em conta também, dado o cenário de redução da taxa de juros. Vale ressaltar que as famílias da região estão com maior poder de compra devido a uma redução importante na inadimplência, de 35,3% para 24,1% no intervalo de um ano. Isso representa em número absolutos uma saída de pouco mais de 100 mil famílias com contas em atraso em Salvador, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a PEIC, da Fecomércio-BA e CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Ainda no campo negativo estão produtos para cabelo (-2,87%), artigos de maquiagem (-2,46%) e bolsa (-2,13%). Esses são produtos mais acessíveis por terem valores agregados mais baixos.
E mesmo alguns itens do setor de vestuário (o mais demandado no período do Dia das Mães) apresentaram aumento nos últimos 12 meses. A variação é mais baixa que a média geral da região, de 3,55%, o que torna esses produtos relativamente mais baratos do que há um ano. O preço médio do vestido ficou praticamente estável, com 0,7%, e o short feminino com avanço médio de 2,55%, muito próximo do observado nas lingeries (2,67%).
Por outro lado, quem pensa em comprar um ar-condicionado, uma bijuteria ou um livro, terá que gastar, em média, mais do que em 2023. As elevações respectivas foram de 16,64%, 13,05% e 12,84%.
“Evidentemente, o dado do IBGE aponta para uma média de preço, mas cabe ao consumidor fazer a sua pesquisa, uma vez que são produtos que possuem muita variedade no varejo e dada a concorrência e método de pagamento, pode-se obter um bom desconto no fim do dia”, conclui Dietze.
Portanto, o avanço de preços neste ano em itens tradicionais para o Dia das Mães está mais tímido do que há um ano, o que ajuda a busca pelo consumidor, que está mais seguro no seu emprego, com mais renda e crédito mais barato e mais acessível, contribuindo para um momento positivo na economia local.