FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Presidente do Sistema Comércio BA participa de intercâmbio com escolas internacionais, na França

Sistema Comércio
11 de setembro de 2024
Presidente do Sistema Comércio BA participa de intercâmbio com escolas internacionais, na França

O presidente do Sistema Comércio BA – Fecomércio, Sesc, Senac – Kelsor Fernandes está em Lyon, na França, até 15/09, onde integra a comitiva brasileira que acompanha a World Skills Competition, maior competição de educação profissional do mundo, que conta com a participação da aluna do Senac Bahia, Pâmela Fernandes.

Nesta terça-feira, 10/09,  segundo dia de agenda institucional, a comitiva de presidentes de Federação e Diretores Regionais do Senac foi à Emlyon Business School, escola internacional de negócios, uma das mais influentes da Europa.

Em seus 30 mil m2, a instituição oferece cursos de Graduação, Pós-graduação, MBA e Doutorado, com foco em formação empresarial e desenvolvimento de liderança. No portfólio, constam também com cursos de curta duração e oficinas que possuem como objetivo a popularização do conhecimento em temas como Inteligência Artificial e Design.

Durante a visita, o grupo conheceu biblioteca, auditório e salas de aula. Destaque para o Makers Lab, um espaço aberto estudantes da escola e empregados de empresas parceiras interessados na prototipagem de projetos.

Lionel Sitz, diretor do Programa Grande École (PGE) da Emlyon, recepcionou os representantes do Sistema Comércio para um papo sobre os desafios da Educação em tempos de transformação digital. Sitz enfatizou a importância de as escolas pensarem sistemas de aprendizagem capazes de prepararem docentes e alunos para o melhor uso das tecnologias e IA. “É preciso desenvolver o espírito crítico, a capacidade de refletir e a inteligência de nossos alunos e docentes. Em meio a ferramentas e tecnologias, eles não podem perder a ousadia de pensar por si mesmos”.

Em paralelo, gestoras e técnicas de Educação do DN e dos estados da Bahia, Espírito Santo e Paraná estiveram no Gaming Campus. A escola, desde 2019, adentra áreas de programação, criação 3D, marketing e passa até por VFX para atender a indústria cinematográfica.

Ao todo são 3.000 m² dedicados a novas tecnologias, salas de streaming, imersão, estúdio e negócios. Os esportes eletrônicos ocupam um importante espaço na trajetória da instituição, que coleciona as camisas dos times integrados por seus alunos como um símbolo de conquista.

As parcerias profissionais com players de peso do mercado da França garantem, com brevidade, trabalhos remunerados para os alunos exercitarem a prática das profissões, mesmo que o ensino francês ainda tenha um viés acadêmico, conforme destacaram os profissionais de educação presentes.

Para o Senac, o intercâmbio com escolas internacionais é uma oportunidade para alinhar boas práticas e também ter a oportunidade de espelhar o ensino mundial para garantir que os talentos brasileiros tenham um trânsito diferenciado no mercado de trabalho.