Programa Atena e Missão França entram em pauta na reunião de diretores
Nesta quarta-feira, 25/09, ocorreu a Reunião ordinária da Diretoria da Fecomércio BA do mês de setembro, na Casa do Comércio. Entre os itens em pauta estiveram o Momento Atena, iniciativa que visa motivar os sindicatos filiados a se engajarem à Jornada Atena da CNC — Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e a viagem da delegação do Sistema Comércio BA à França, liderada pelo presidente Kelsor Fernandes neste mês.
Pela segunda reunião consecutiva, foram premiados os três sindicatos mais bem pontuados até agosto no ranking do Atena, programa de capacitação oferecido pela Confederação. Dessa vez foram agraciados o Sindpat (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Jacobina e Região), Sicomfs (Sindicato do Comércio de Feira de Santana) e o Sincodiv (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado da Bahia). Esse ciclo da Jornada Atena será concluído em 31 de outubro, quando serão divulgados os sindicatos e Federações mais bem pontuados no Brasil.
O presidente Kelsor Fernandes discorreu sobre a experiência da Missão França, de 9 a 20 de setembro, para acompanhar a WorldSkills 2024, maior competição de educação profissional do mundo, realizada em Lyon (França), que contou com a participação da aluna do Senac BA, Pâmela Fernandes, competidora em Serviço de Restaurante. Após o grande evento, a delegação baiana cumpriu agenda de visitas a instituições de educação profissional francesas, que incluiu assinatura de convênio de cooperação técnica com dois Liceus franceses, localizados nas cidades de Paris e Tarbes, para intercâmbio entre as instituições daquele país e o Senac Bahia.
“O Senac Brasil, como um todo, fez a melhor campanha de sua história na WorldSkills, levando, pela primeira vez, uma medalha de ouro, conquista do Senac RJ. Ficamos muito satisfeitos com o desempenho de nossa aluna Pâmela, egressa do PSG, num campeonato desse porte. Agora temos mais dois anos para nos prepararmos para a edição 2026, em Xangai (China). Vamos treinar alunos do Senac Bahia em quatro diferentes ocupações visando as seletivas para o mundial”, declarou Kelsor Fernandes.