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Reunião da Câmara de Turismo debate efeitos do Airbnb na economia local

Comércio
15 de maio de 2021

Na última quarta-feira, 10/05, representantes da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA (CET-BA) se reuniram, na sede da Federação, para falar sobre o impacto da economia compartilhada para o turismo local. O encontro contou com a presença do presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da CNC, Alexandre Sampaio, que ministrou uma palestra sobre os efeitos do Airbnb no sistema hoteleiro.

O palestrante fez uma breve apresentação de como o Airbnb, essa nova cultura de negócio baseado no consumo colaborativo, vem se mostrando como uma característica da geração millenials, jovens nascidos nos anos 80. Segundo ele, a estrutura começou a vendendo a ideia de inserção turística mais próxima da realidade local, proporcionando ao usuário novas experiências em termos de acomodação. Para Alexandre, esse movimento ressoa no sistema hoteleiro de forma negativa, posicionamento que é comprovado nos dados.

Estima-se uma redução mensal de 0,39% na receita dos hotéis e os números não param por aí. Conforme os índices da atividade, em um ano, a plataforma registrou 622 mil chegadas de hóspedes, sendo cinco noites a duração média da estadia, média que se iguala a estadia em hotéis. Com 123 mil anúncios anuais no Brasil, o ganho do proprietário é de R$5.500 reais, por ano.

O palestrante explicou que a partir desse fenômeno da economia colaborativa no sistema de hospedagem, a hotelaria tradicional encolheu 6%. “É necessário que exista um movimento, vindo das prefeituras e estado, para controlar essa oferta, e assim, fazer com que a economia hoteleira não saia prejudicada. Uma das soluções, já adotada em cidades como Nova York e Miami, seria restringir o anúncio de apartamentos em locais turísticos, para que exista um maior controle dessa área”, apontou Alexandre, reiterando: “urge o Brasil seguir a tendência mundial e regulamentar a economia colaborativa”.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, também contribuiu com sua fala na reunião, apresentando as conquistas do município no ramo do turismo. “A meta para o ano de 2017, no orçamento de promoção da secretaria, foi de três milhões e meio, sendo que nós ainda conseguimos adicionar mais dois milhões e meio a essa verba”, informou o secretário, concluindo que a prefeitura de Salvador está trabalhando para manter o nível do fomento ao turismo, realizando parcerias e capacitações, além, de investimentos na área de marketing digital.

Por fim, a coordenadora da Câmara, Avani Duran, aferiu a importância de fortalecer as parcerias nas reuniões da CET, para que assim haja reforço nas lutas e pleitos favoráveis ao turismo baiano.

A Câmara – Criada em 2011 para maximizar a representatividade da Federação no turismo, a CET é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que reúne representantes de 34 entidades ligadas ao comércio e turismo baiano. Sob a coordenação da empresária Avani Perez Duran, a Câmara promove reuniões periódicas entre empresários e gestores do poder público. Esses encontros são oportunidades para apresentação de demandas e sugestões de melhoria em favor do desenvolvimento do setor turístico na Bahia. Confira todas as entidades participantes: https://goo.gl/cisEyN. Mais informações: [email protected]