Reunião define diretoria da Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Bahia

A Casa do Comércio sediou a reunião de constituição da Cecab (Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Bahia), no dia 13/06. A iniciativa feita em conjunto da Fecomércio, FIEB, Consulado da Argentina em Salvador e empresários interessados no segmento, definiu a equipe diretiva da Câmara, com seus respectivos presidente, vice-presidente, diretor executivo e conselho fiscal. Esta é a primeira câmara sediada na Federação com a finalidade de gerar negociações bilaterais.

A reunião, que contou com a presença do cônsul geral da Argentina na Bahia, Pablo Virasoro, teve como pauta, além da definição da mesa diretiva, a aprovação do projeto de estatuto da Cecab.  Em comum acordo, a presidência da Câmara ficou a cargo do empresário Paulo Cintra, representante do Sindileite. O primeiro presidente da Câmara disse que enxerga a oportunidade como uma alavanca frente à situação econômica delicada nos dois países. “A ideia é aprimorar a cooperação comercial, sempre aproveitando o que cada um tem de melhor”, revelou.

O vice-presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, que presidiu a mesa da reunião, destaca que o encontro foi de suma importância no que tange a aproximação da Bahia com a Argentina. ”A criação dessa Câmara vai incentivar o comércio e, por consequência, também vai gerar novos empregos e empreendimentos”, disse Kelsor, acrescentando que a Fecomércio está trabalhando, cada vez mais, para agregar valor e aumentar a representatividade dos empresários no cenário atual.

Representando a FIEB, Patrícia Orrico, gerente do Centro Internacional de Negócios, pontuou que a relação entre as Federações é fundamental, pois são setores interligados que se articulam tanto no âmbito político, quanto de forma operacional. “O diálogo entre baianos e argentinos vai prospectar oportunidade de negócios e, sobretudo, fomentar mais investimentos, cooperação produtiva e uma série de outros ganhos”, ressaltou ela.

A diretoria – Além do presidente Paulo Cintra, a Câmara tem em sua diretoria a vice-presidente, Alessandra Conceição do Nascimento e o diretor financeiro-executivo, Fernando Augusto de Oliveira Santos. O conselho fiscal ficou a cargo da diretora da Fecomércio, Juranildes Araújo. Como membro suplente da diretoria e do conselho fiscal, ficaram, respectivamente, Luís Alberto Zelada e Raisa Catarina Fernandes Lopes.