FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

SANKOFA: Arte e Ancestralidade na programação do Sesc Nazaré

Sistema Comércio
6 de novembro de 2024
SANKOFA: Arte e Ancestralidade na programação do Sesc Nazaré

Com programação aberta ao público, o evento marca o mês da Consciência Negra e homenageia o legado do bailarino Mestre King

Neste mês de novembro, o Sesc Nazaré promove o evento Sankofa – Arte e Ancestralidade, com três dias de programação cultural voltada para o Dia da Consciência Negra. Entre os dias 6 e 8, a unidade recebe sessões de bate-papo, apresentações artísticas, performances, contação de histórias para adultos e mostras de livros com mediação de leitura, todas gratuitas, presenciais e abertas ao público. Sankofa é um símbolo africano que faz parte do ideograma adinkra e aparece representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás, referindo-se ao seu significado: olhar para o passado para construir o futuro. A partir dessa ideia, o projeto homenageia o bailarino Mestre King (1943 – 2018), pioneiro na dança afro da Bahia e no Brasil, honrando seu legado e celebrando sua memória para a cultura afro-brasileira.

A programação começa no dia 6/11, às 14h, com Mário Omar e Ricardo Carvalho apresentando o conto “Leite de Cabra”, uma história da tradição oral do Mali. A história narra o caso de um leão que resolve se casar com uma cabra mesmo contra a vontade de sua família e comunidade. Passados dez anos de casamento, uma grande tragédia marca a vida do casal. Morte e nascimento, amor e ódio, a história é cheia de significados sobre a vida e as relações interpessoais. Em seguida, às 14h30, eles irão mediar um bate-papo com o público sobre tradição e ancestralidade.

No dia seguinte, 7/11, Nitorê Akadã apresenta a performance artística “Bailar Ancestral”, na qual o ritmo se torna o alimento que nutre o corpo e a alma. Nitorê é cantora, atriz, dançarina e arte-educadora da Escola de Música Didá. Acompanhada de José Ricardo, a apresentação é um diálogo entre o atabaque e o corpo dançante que explora as claves rítmicas dos toques do candomblé. Após a performance, os artistas farão um bate-papo mediado por Tainara Ferreira que abordará os enfrentamentos das religiões de matrizes africanas: seus ritos, hábitos e preceitos nas redes sociais, assim como a manutenção das tradições e inspirações artísticas, numa celebração à cultura afro-brasileira.

Na sexta-feira, 8/11, a temática será “Música e dança no legado de Mestre King”. Às 14h, o dançarino Nilton Rangel apresenta “Reverência”, performance artística que envolve canto, dança e recital de poesias, trazendo à lembrança personalidades antepassadas e atuais que lutaram no combate ao regime escravista, contra o preconceito e as desigualdades sociais que acometem o povo negro. Em seguida, será exibido o filme “Quem te viu, quem quer te vê”, um documentário produzido por Jorge Silva em homenagem a Mestre King, primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que influenciou uma geração de dançarinos. Após o filme, haverá um bate-papo com Felipe Santos, compositor, instrumentista e filho de Mestre King, sobre o legado do seu pai, abordando a confluência entre a música e a dança na construção de sua herança artística e cultural.

 

Programação:

Quarta-feira – 06/11

14h

Contação de histórias para adultos: “Leite de cabra”

Com Mário Omar e Ricardo Carvalho

Gratuito

14h30

Bate-papo: Tradição oral e ancestralidade

Com Mário Omar e Ricardo Carvalho

Mediação: Zé Ricardo

Gratuito

Quinta-feira – 07/11

14h

Performance artística “Balé Ancestral”

Com Nitorê Akadã e Zé Ricardo

Gratuito

14h30

Bate-papo: Religiões de matrizes africanas: arte, tradição e enfrentamentos

Com Nitorê Akadã e Zé Ricardo

Mediação: Tainara Ferreira

Gratuito

Sexta-feira – 08/11

14h

Performance artística “Reverência”

Com Nilton Rangel

Gratuito

14h20

Exibição do filme “Quem te viu, quem quer te vê”

Produção e direção: Jorge Silva (BA)

14h50

Bate-papo: Música e dança no legado do Mestre King

Com Felipe Santos e Zé Ricardo

Gratuito