SEMINÁRIO DO MESA BRASIL SESC LOTA O TEATRO SESC CASA DO COMÉRCIO
O Sesc Bahia, através do Programa Mesa Brasil Sesc, realizou no dia 15 de outubro, o 5º Seminário de Alimentação e Cidadania, que trouxe como tema Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e Nutricional. Cerca de 500 pessoas, dentre alunos, professores e interessados na área de saúde, lotaram o Teatro Sesc Casa do Comércio com o objetivo de discutir diferentes aspectos da Segurança Alimentar e Nutricional. Há cinco anos o Mesa Brasil Sesc promove este seminário na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16 de julho). A diretora social do Sesc, Edeir Bahia, participou da abertura do evento.
A programação foi aberta com a palestra Agricultura Familiar: Garantia de Qualidade à Mesa, ministrada pela nutricionista Janei Cardoso, também consultora do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) ligado ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). A palestrante enfatizou o papel social da agricultura familiar. “O Brasil tem diminuído os índices de fome e extrema pobreza e uma das grandes formas de combater isso é através da agricultura familiar”, ressaltou.
A nutricionista Tânia Mara Buraneli, que é membro do Fórum Baiano de Direitos Humanos à Alimentação Adequada; o coordenador Geral do Sasop (Serviço de Assessoria a Organizações Populares Reais), Carlos Eduardo, e o superintendente da Conab- BA (Companhia Nacional de Abastecimento), Bruno Miguel Guimarães, também integraram a mesa-redonda que abordou temas como sustentabilidade econômica e efetivação do direito humano à alimentação adequada. Durante o seminário, o público também pôde conferir a apresentação do Coral Fecomércio-BA, formado por colaboradores do Sistema Fecomércio-BA.