SENAC BAHIA INAUGURA AROMATECA
Instalado no Senac Casa do Comércio, o espaço é aberto aos estudantes de gastronomia e público em geral
Consideradas as essências da gastronomia, as especiarias figuram nas prateleiras da Aromateca inaugurada no Senac Casa do Comércio, como parte da sua biblioteca especializada em hotelaria, no 5º andar. Entre as dezenas de ervas e condimentos do acervo inicial estão Cumaru, Sal Rosa do Himalaia, Pichilin, Cardamomo, Zattar, mais de 15 variedades de pimenta, entre outras. A ideia é atender a grupos de estudantes de gastronomia, que poderão explorar as especiarias através do olfato em aulas monitoradas.
Na Aromateca do Senac Bahia a experiência ainda é mais completa, pois cada uma das ervas catalogadas acompanha uma ficha técnica com nome científico, origem, histórico e utilização. Toda a concepção do projeto ─ desde o garimpo dos itens em feiras livres e mercados, o armazenamento em vidros hermeticamente fechados, até o trabalho de pesquisa ─ ficou a cargo da equipe da Biblioteca, que tem à frente a bibliotecária Fátima Duarte. “Tudo começou com uma visita, em 2012, à aromateca do Senac Brasília, até então a única instalada na rede Senac. A partir daí decidimos ampliar os serviços do acervo de hotelaria no nosso Regional com a criação da aromateca”, conta Fátima.
O projeto tem sido alvo de elogios pelos profissionais da área, encantados com a possibilidade de estudar os aromas e suas histórias. Muitos alunos e instrutores da instituição também têm contribuído para a ampliação do acervo, que vem ficando cada vez mais variado e exótico. “A aromateca é um grande instrumento para aquisição de conhecimento na gastronomia, pois os estudantes e profissionais terão a oportunidade de conhecer as especiarias de maneira palpável e em consonância com as pesquisas gastronômicas”, explica Crystiane Matos, coordenadora do Núcleo de Gastronomia.
Os interessados em agendar visitas à Aromateca devem entrar em contato através do e-mail [email protected]