FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

SENAC PROMOVE SEMINÁRIO DO MUSEU DA GASTRONOMIA BAIANA; FEIJÃO É O TEMA

Comércio
15 de maio de 2021

Bahia de Todos os Feijões: Histórias, Tradições e Gastronomia é o tema do IX Seminário do Museu da Gastronomia Baiana (MGBA), do Senac Bahia, no dia 25 de agosto, das 14h às 18h, no complexo Sesc Senac Pelourinho, que sedia o museu. Já no dia 26 de agosto, às 19h, ocorre o “Jantar no Museu – O Feijão na Mesa Contemporânea”, no Restaurante Escola Senac Pelourinho. O menu será assinado por quatro chefs: Elmo Alves (Senac), Alicio Charot, Fabrício Lemos e Katia Najara. Cada um deles criará um prato com o ingrediente tema do evento. As vagas para o seminário e o jantar são limitadas e os convites já podem ser adquiridos.

Culinaristas, chefs de cozinha, nutricionistas, estudantes e interessados em gastronomia e cultura são o público alvo do evento, cuja proposta é a de valorizar a culinária local e suas matérias-primas, no mês em que se comemora o aniversário do MGBA. A curadoria do evento é assinada pelo antropólogo, museólogo e estudioso em gastronomia, Raul Lody, também curador do Museu.

“Feijoeiros e feijões fazem uma das mais importantes bases alimentares do brasileiro, e marcam, com destaque, receitas, processos culinários e comidas patrimoniais da Bahia”, declara Lody, lembrando que o feijão vai do acarajé à feijoada e é parte dos hábitos alimentares dos brasileiros de Norte a Sul. Segundo ele, há milhares de tipos de feijão em todo o mundo, do Oriente, da África e espécies americanas, nativas, como o Phaseolus vulgaris L. Participarão dos debates em torno do feijão, professores da área, chefs de cozinha especializados, pesquisadores, estudantes de gastronomia e jornalistas. 

Realizados desde a criação do MGBA, em 2006, os seminários têm como foco discutir a culinária como um patrimônio imaterial da cultura da terra. Suas edições anteriores já debateram a relação entre a gastronomia e as identidades culturais (2007); o dendê e a cultura baiana (2008); a doçaria tradicional brasileira (2009); as rotas gastronômicas, o turismo e alimentação (2010); as receitas tradicionais da Bahia (2011), a farinha de mandioca (2012), o comércio e o consumo tradicional (2013), e o Milho: o cereal das Américas (2014).

 

 

SERVIÇO:

 IX Seminário do Museu da Gastronomia Baiana

Quando: 25 de agosto, das 14h às 18h

Jantar no Museu: o feijão na mesa contemporânea

Quando: 26 de agosto, às 19h

Onde:  Senac Pelourinho

Inscrições: R$ 45,00 (seminário) 

 R$ 90,00 (seminário incluído jantar especial)

Locais para inscrições: unidades Senac do Pelourinho, Casa do Comércio e Pituba. As vagas são limitadas.

Mais informações: 3186-4000