FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Sesc Bahia leva oficinas e intervenções artísticas gratuitas ao interior com o Narrativas Visuais

Sistema Comércio
9 de outubro de 2024
Sesc Bahia leva oficinas e intervenções artísticas gratuitas ao interior com o Narrativas Visuais

O projeto propõe uma reflexão acerca das cidades como espaço para a democratização da arte, memória e identidade.

Dos dias 9 de outubro a 27 de novembro, o Sesc Bahia realiza a quarta edição do Narrativas Visuais: projeto que leva ao interior do estado intervenções artísticas e oficinas que buscam refletir sobre a inserção e a legitimidade das obras de arte nos espaços da cidade. Este ano, o eixo temático são os fluxos migratórios. A partir da afirmação de Nêgo Bispo (poeta, filósofo e líder quilombola) – “é preciso saber voltar pra casa” – o curador Alex Oliveira, fotógrafo, artista visual e educador propõe uma reflexão sobre os processos sorrateiros de apagamentos ao longo da história nacional e sobre pensarmos as cidades como espaços para a democratização da arte. Com uma programação inteiramente gratuita, o Narrativas Visuais estará presente nas cidades de Jequié, Alagoinhas, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana.

O projeto começa em Alagoinhas com a oficina “Memórias Ancestrais”, do fotógrafo Rai Cavalhier. A atividade acontece no dia 9 de outubro, às 13h, na Comunidade do Buri. Rai desenvolve projetos artísticos e pesquisas relacionadas à identidade e seu cotidiano territorial, utilizando imagens de ensaios visuais e atuando no movimento negro como base de sua produção. Nos dias 19 e 20, o artista apresenta a intervenção “Percurso ciliar, memórias e tradições” em pontos de ônibus do centro da cidade e na comunidade do Buri.

Em Jequié, Marcele Matos irá ministrar nos dias 14, 16 e 18 de outubro, de 14h às 16h, a oficina de colagem manual “Fluxos e Memórias do Sol” com alunos do Colégio Estadual Doutor Milton Santos, na comunidade quilombola Barro Preto. O encontro tem como objetivo trabalhar com a memória afetiva e a história da cidade, criando um espaço de diálogo e criatividade com os estudantes. Nos dias 27, 28 e 29 ela apresenta a intervenção artística “Terra do Sol – Meu Lugar”, uma referência a como a cidade é carinhosamente conhecida: “cidade sol”. A intervenção acontece no Colégio Milton Santos a partir de um mural de colagens digitais, com figuras e paisagens locais, propondo um retorno às memórias e fortalecimento do senso de pertencimento e conexão com o território.

Já em Feira de Santana, a artista Driele Mart ministra no dia 17 de outubro, das 14h às 20h, a atividade “Trajetos Criativos”: uma oficina de criação de cartazes com caligrafia popular no Centro Cultural Sesc Feira de Santana. No dia 18, às 19h, ela apresenta a obra “Partidas e Retornos”, uma imersão visual para aqueles que transitam pela cidade. Através de uma composição de lambe-lambes que misturam cartazes e placas, a obra resgata o caráter plural e dinâmico das viagens, evocando memórias e questionamentos sobre o ato de partir e retornar. Em um espaço onde as pessoas estão sempre em movimento, “Partidas e Retornos” se torna um ponto de pausa e contemplação, despertando questionamentos sobre os laços que nos conectam aos lugares que chamamos de casa.

Em Santo Antônio de Jesus, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a artista visual, professora e pesquisadora Ieda Oliveira ministra a oficina “Acerte o Passo com a Arte”, no Colégio Santo Antônio. Logo depois, no dia 31, a artista apresenta a performance “Telhado de Vidro” nas ruas do centro da cidade, na Praça Padre Mateus e na Feira Livre, entre 9h e 12h. Ieda é doutora em Artes Visuais pela UFBA e já participou de importantes eventos artísticos nacionais e internacionais, como a 26ª Bienal Internacional de São Paulo, a III Bienal do Mercosul e a II Trienal de Luanda.

Em Porto Seguro, a artista paraense Marcely Gomes apresenta, dos dias 25 a 27 de outubro, a intervenção “Cyucy”, uma performance artística inspirada na encantaria amazônica e nas suas vivências de mulher periférica e ribeirinha na ilha de Caratateua. Em seguida, nos dias 14 e 15 de novembro, ela ministra a oficina de fotografia com celular “Encruzilhadas das Águas”, na Aldeia Juerana. Seu trabalho mergulha em diversas linguagens: da performance ao audiovisual, passando pela fotografia, grafismos e colagens digitais. No dia 18 de novembro, acontece ainda o lançamento on-line do catálogo Narrativas Visuais, no canal do Sesc Bahia no YouTube. O acervo digital irá reunir todos os vídeos resultantes das intervenções e dos processos criativos dos artistas, tendo como condução narrativa o eixo temático da edição.

Narrativas Visuais

O quanto é importante desterritorializarmos nossas referências geopolíticas, familiares, pessoais e artísticas para, a partir disso, fazermos o caminho de volta? Uma vez que na arte contemporânea vida e arte não se dissociam, nesta quarta edição do Narrativas Visuais os artistas são convidados a mergulhar nos seus processos criativos para criação de obras e intervenções artísticas que abordem temas como pertencimento, valorização da memória local e identidade. A iniciativa surgiu em 2021, no contexto da pandemia de Covid-19 e do período de isolamento social, aproximando os artistas e suas obras do público, mediados por comunidades virtuais criadas naquele momento. O projeto Narrativas Visuais é uma ação em rede, possibilitada pelo circuito ativado no interior baiano nas diferentes unidades do Sesc Bahia.

Confira a programação:

Alagoinhas

Artista: Rai Cavalhier

  • Oficina de fotografia “Memórias Ancestrais”

Quando: 9 de outubro – 13h

Onde: Comunidade do Buri

  • Intervenção artística “Percurso ciliar, memórias e tradições”

Quando: 19 e 20 de outubro – 14h

Onde: Pontos de ônibus no centro da cidade e na comunidade do Buri

Jequié

Artista: Marcele Matos

  • Oficina de colagem “Fluxos e Memórias do Sol”

Quando: 14, 16 e 18 de outubro – 14h às 16h

Onde: Colégio Milton Santos

  • Intervenção artística “Terra do Sol – Meu Lugar”

Quando: 27, 28 e 29 de outubro – 9h às 16h

Onde: Colégio Milton Santos

Feira de Santana

Artista: Driele Mart

  • “Trajetos Criativos”: oficina de criação de cartazes com caligrafia popular

Quando: 17 de outubro – 14h às 20h

Onde: Sesc Feira Centro

  • Intervenção artística “Partidas e Retornos”

Quando: 18 de outubro – 19h

Onde: Sesc Feira Centro

Santo Antônio de Jesus

Artista: Ieda Oliveira

  • Oficina “Acerte o Passo com a Arte”

Quando: 28, 29 e 30 de outubro – 7h40 às 9h40

Onde: Colégio Santo Antônio

  • Performance “Telhado de Vidro”

Quando: 31 de outubro – 9h às 12h

Onde: Ruas do Centro de Santo Antônio, Praça Padre Mateus, Feira Livre

Porto Seguro

Artista: Marcely Gomes

  • Intervenção artística “Cyucy”

Quando: 25, 26 e 27 de outubro – 8h às 17h

Onde: Sesc Porto Seguro

  • Oficina de fotografia com celular “Encruzilhadas das águas”

Quando: 14 e 15 de novembro – 9h às 12h

Onde: Aldeia Juerana

Mais Informações:

Ascom Sesc Bahia | [email protected]