Sistema Comércio BA, através do Sesc, realiza a Semana Mundial do Brincar com brincadeiras e rodas de conversa

Com programação aberta ao público, iniciativa acontece em Salvador e diversas unidades do Sesc no interior
Entre os dias 23 e 31 de maio, será realizada a Semana Mundial do Brincar 2026, iniciativa que promove atividades que buscam mobilizar pessoas e grupos para valorizar o brincar como um direito fundamental por meio de rodas de conversa, brincadeiras e experiências coletivas.
Com o tema “A Potência dos Encontros”, a Semana Mundial do brincar acontece em diversas unidades do Sesc, com uma programação aberta a todas as pessoas. As atividades convidam o público a refletir sobre a importância dos encontros, destacando que na convivência que o brincar se torna possível, que as diferenças se transformam em aprendizado e que a diversidade se converte em riqueza.
Em Salvador, as unidades do Sesc Aquidabã e Rua Chile recebem ações especiais voltadas para diferentes públicos, reunindo brincadeiras, rodas de conversa e atividades recreativas colaborativas.
No Sesc Aquidabã, dias 28 e 29 de maio, das 8h às 9h, e das 14h às 15h, a quadra esportiva e o auditório da unidade terão jogos e dinâmicas recreativas. A programação busca promover experiências coletivas com brincadeiras como jogo da velha com bambolês, campo minado e corrida colaborativa.
Já no Sesc Rua Chile, a programação também inclui atividades para o público da terceira idade; no dia 14 de maio, às 9h30, acontece a ação “Café, Prosa & Risos”, uma roda de conversa sobre o brincar na maturidade, acompanhada de café e momentos lúdicos; e no dia 28 de maio, às 9h30 e 13h30, a unidade realiza a atividade “Brincar não tem idade”, convidando o público a revisitar brincadeiras coletivas e colaborativas da infância.
Confira a programação nas unidades
Salvador
Sesc Aquidabã
Quando: 28 e 29/05 | 08h às 09h; e das 14h às 15h
Local: Quadra poliesportiva
Atividades: jogos e brincadeiras cooperativas e recreativas (jogo da velha com bambolês, campo minado, corrida colaborativa etc.)
Sesc Rua Chile
Quando: 14 e 28/05
Local: unidade Sesc Rua Chile
Atividades: Roda de conversa sobre o brincar na 3ª Idade; brincadeiras lúdicas
Alagoinhas
Quando: 24 e 31/05, das 14h às 16h
Local: Sesc Alagoinhas
Atividades: Ciranda de encontros; Circuito de jogos cooperativos; Espaço de Encontros Criativos
Barreiras
Quando: 29, 30 e 31/05
Local: Bairro Santo Antônio e Sesc Barreiras
Atividades: Cinema e práticas de brincadeiras diversas
Feira de Santana
Quando: 28/05
Local: Sesc Feira Tomba
Atividades: Atividades e oficinas diversas
Grande Hotel Sesc Itaparica
Quando: 25 a 31/05
Local: Grande Hotel Sesc Itaparica
Atividades: Circuito recreativo; brincadeiras coletivas; atividades lúdicas
Jacobina
Quando: 27 a 29/05
Local: Sesc Jacobina
Atividades: Festival de brincadeiras tradicionais e aquáticas; jogos cooperativos
Jequié
Quando: 23, 27 e 31/05
Local: Sesc Jequié
Atividades: Vivências recreativas; brincadeiras de integração
Paulo Afonso
Quando: 25 a 27/05
Local: Ginásio do Sesc Paulo Afonso
Atividades: Jogos interativos; atividades motoras; brincadeiras populares
Porto Seguro
Quando: 23 a 30/05
Local: Sesc Porto Seguro
Atividades: Recreação infantil; oficinas de arte; brincadeiras coletivas
Santo Antônio de Jesus
Quando: 27 e 28/05
Local: Sesc Santo Antônio de Jesus
Atividades: Jogos recreativos; oficinas de pintura; brincadeiras tradicionais
Vitória da Conquista
Quando: 22 e 23/05
Local: Sesc Vitória da Conquista
Atividades: Circuitos recreativos; oficinas manuais; brincadeiras cooperativas