Sesc promove a 1ª Semana Literária de Santo Antônio de Jesus de 21 a 25 de julho

Evento gratuito vai reunir na unidade escritores, artistas e públicos de todas as idades
Entre 21 e 25 de julho de 2025, a Literatura vai tomar conta do Sesc Santo Antônio de Jesus com a 1ª Semana Literária que ofertará programação gratuita e diversificada, composta por bate-papos, apresentações literárias, sessões de contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, palestra e oficinas. A Semana tem como objetivo principal, celebrar a literatura reunindo escritores, artistas e o público de todas as idades e interesses, contribuindo para formação de leitores. Educadores, pais, mediadores de leitura também são convidados a participar das atividades.
De acordo com a Analista de Cultura do Sesc Bahia, Maria da Conceição Silva, a partir de algumas experiências dos últimos anos, o Sesc percebeu a necessidade de pensar eventos que dedicassem mais atenção para crianças e jovens, inclusive porque eles compõem uma parcela do público que mais compareceu às programações literárias no Sesc Santo Antônio de Jesus. “Daí, nasceu a Semana que nesta primeira edição, tem as Oralidades como centro da linha curatorial”, explica Conceição.
A palavra cantada, falada e contada marcará as apresentações, com destaque para a poética das rimas de cordel, do Hip-Hop e do show em tributo ao mestre da música popular nordestina, Dominguinhos. Nas apresentações teatrais e literárias, a poesia e a prosa ganham asas trazendo memórias e vozes de nossa gente, valorizando as narrativas femininas e a histórias dos povos originários. Já as atividades que promovem bate-papos com o público, proporcionarão diálogos com escritores e artistas e estudiosos sobre afrofuturismo, protagonismo juvenil na literatura, o lugar dessa arte nas nossas vidas como tecnologia social e muito mais.
Serviço
O que: 1ª Semana Literária de Santo Antônio de Jesus
Quando: 21 a 25 de julho de 2025
Onde: Sesc Santo Antônio de Jesus – Av. Carlos Fernando Amaral, s/n, Cajueiro
Quanto: Gratuito
PROGRAMAÇÃO
21/07 – Segunda
14h | Espetáculo “Monocontos – Elas fantasiam o tempo” – Com Coletivo Meio Tempo (BA)
Um espetáculo teatral imersivo e sensorial que celebra o feminino, a ancestralidade, a tradição oral e utiliza uma árvore de macramê como elemento central do cenário, atuando como um “terreiro de memórias”.
Classificação: Livre
18h | Oficina Literária: Diálogo com Educadores – Incentivo à formação leitora por meio do conto de Conceição Evaristo.
Com Naiara Peixoto (BA) - Especialista em Gestão Escolar e em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em surdez e libras. Professora e poetisa, autora do livro “Entre rabiscos e memórias”.
Sem necessidade de inscrição prévia.
22/07 – Terça
9h30 | Espetáculo “Pindorama, antes de chamar Brasil” – Com Aldeia Coletivo (BA)
O espetáculo une contação de histórias, música, teatro de bonecos, poesia e diversão para tratar de temas relacionados à formação do Brasil, diversidade ética e contos/mitos/cosmovisão originária do Brasil.
Classificação: Livre
14h | Roda de Conversa: A literatura falada, escrita – o acesso ao livro
Com Thiago Santos (BA), Rita Queiroz (BA) e Aloma Brito (BA)
Mediação: Naiara Peixoro (BA)
23/07 – Quarta
9h30 | Espetáculo “Mariar, um mar de poesias” – Com Emille Lapa e Natalyne Santos (BA)
A montagem poética-musical baiana mergulha na ancestralidade negra e nas histórias das mulheres marisqueiras, utilizando música, teatro e poesia para explorar o manguezal como espaço de subsistência, trabalho e lazer.
Classificação: Livre
14h | Mesa de Debate: Um anjo de barro e um super herói africano – só se vê na Bahia!
Com Anderson Shon (BA) e Ionã Scarante (BA)
Mediação: Isadora Silva (BA)
24/07 – Quinta
9h30 | Espetáculo “Cantos e Encantos do Cordel” – Com Mazinho – Homem do Chapéu (BA)
Entre um verso e outro, uma rima e outra, a literatura de cordel se mescla com o cordel, a poesia e a música.
Classificação: Livre
14h | Palestra: Quem fala de Nóiz é Nóiz – Poesia, Ritmo e Oralidade
Com Laura Conceição (MG) - Poeta e MC mineira, mestra em Educação e reconhecida por seu trabalho com a poesia falada e slam, sendo idealizadora do projeto “Poesia na Escola” e com participações importantes em campeonatos e eventos literários, como o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada e o Simpósio Mundial de Hip Hop.
25/07 – Sexta
14h | Pé de Ouvido: Histórias de bichos traquinas, criaturas malinas e encantados de água doce
Os contadores Luciene Souza e José Rêgo (Pinduka) fazem uma homenagem aos tradicionais contadores de histórias e aos que recolheram contos populares e os eternizaram na escrita, afirmando a riqueza narrativa de contos da oralidade ameríndia, afro-brasileira e mourisca.
Com Canastra Real (BA)
19h | Show Juliano Santana canta e conta Dominguinhos
Uma homenagem a um dos maiores mestres da sanfona do Brasil
Com Juliano SS